Plano de Aula

A INVENÇÃO DA INFÂNCIA

A Invenção da Infância | Documentário | De Liliana Sulzbach | 2000 | 26 min | RS
09/11/2012
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais, Formação de Educadores, Ensino Superior
História, Geografia, Língua Portuguesa
Mary Grace
Acesse a ficha do filme



Diante da situação vivenciada no ambiente escolar, muitos alunos faltam excessivamente às aulas por trabalharem e ajudarem no orçamento familiar, outros chegam ao ponto de abandonar a escola.

Dessa forma, busco direcionar esta sequência didática para a reflexão sobre a infância e o trabalho infantil. Esse assunto, apesar de sua abordagem nova e emergente, não é recorrente nas aulas e os livros didáticos não costumam abordá-lo, e quando o fazem, acontece em forma de citação apenas.

Penso que essa possibilidade de escrita da história por esse viés é importante porque motiva os alunos, uma vez que possibilita aproximação com o universo deles: do que conhecem, do que lhes é próximo. Outro aspecto relevante nessa abordagem é a possibilidade de investigar como a sociedade contemporânea se construiu no tratamento dado às crianças e a construção dos adultos de amanhã.

A inserção da criança na sociedade com a industrialização, especialmente no século XIX e início do século XX, e a sua utilização nas indústrias como mão de obra barata e explorada. Qual a função da criança na sociedade?

Será possível conhecer e fazer reflexão sobre a necessidade da criação de legislações sobre o assunto, como a Constituição Brasileira de 1934 que traz o início da regulamentação trabalhista e do trabalho infantil e, ainda, a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990 que regulamenta especificamente o papel da criança e do adolescente na sociedade contemporânea. Com o documentário "A invenção da Infância" de Liliana Sulzbach, um curta de 26 minutos do ano 2000, pode-se traçar um paralelo do que é ser criança em diversas regiões do Brasil e fazer uma reflexão sobre o que é ser criança no mundo contemporâneo. Será que ser criança não significa ter infância?

Outro texto para estudo é o Censo Demográfico 2000/2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em 12/06, por conta do Dia Internacional de Combate e Erradicação do Trabalho Infantil. Os dados dizem que apesar de cair 13,44% na faixa etária de 10 a 17 anos, o trabalho infantil entre crianças de 10 a 13 anos aumentou no Brasil na última década.

Vemos presentes nesse curta alguns temas relevantes para serem trabalhados em sala de aula, dentre eles a questão do respeito ao idoso e da construção ou desconstrução de memórias. Pretendemos abordar esses dois temas principais, além de trabalhar com os gêneros textuais: Memórias e Cartas.


Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!

Criar Teste


Objetivo geral:

- Refletir sobre o que é ser criança hoje no Brasil.

Objetivos específicos:

- Conhecer em que época a criança passa a ser inserida nos contextos de socialização social e o como se deu essa socialização com a exploração de seu trabalho

- Conhecer como é a rotina de crianças em outras regiões do Brasil e comparar com a sua rotina

- Conhecer as legislações criadas para proteger a criança e resguardar a infância

- Avaliar o que mudou no trabalho infantil de 2000 para 2010 no Brasil.

1ª Etapa

- Roda de Conversa
- Descrição da rotina dos alunos
- Levantamento de quem trabalha e em quais condições
- Leitura de textos e imagens do livro didático a respeito do assunto.

2ª Etapa

- Exibição do filme: "A Invenção da Infância" e comparação com rotina dos alunos
- Produção de texto.

3ª Etapa

- Leitura dos textos da Constituição de 1934 referente as leis trabalhistas e o trabalho do menor e do E.C.A. Artigos 1º ao 7º, 15, 19, 53,54, 60 ao 69. Comparação com o filme

4ª Etapa

- Leitura do texto sobre o dados do IBGE e produzir texto sobre as mudanças e permanências ocorridas no trabalho infantil no Brasil com opinião sobre a criança e a infância. Comparação com o filme.

Avaliação

- A verificação da aprendizagem será feita através das participações nas conversas, leituras, reflexões e nas produções dos textos.

Para saber mais:

www.Planalto.gov.br/ Constituição Brasileira de 1934 - acesso em 28/08/2012

www.Planalto.gov.br/ Estatuto da Criança e do Adolescente - acesso em 28/08/2012

www.yahoo.com.br/ Agência Geral - Brasília - Censo Demográfico IBGE 2000/2010 - acesso em 28/08/2012

Palavras-chaves: Infância Constituição e Legislação Trabalho Infantil.

Plano de aula produzido por Vilma Nardes Silva Rodrigues (com adaptações de Talita Cavalcante de Morais Silva).

Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (10)