Relato de atividade em sala de aula

UNS COM TANTO E OUTROS....

Visualizações |
Vote aqui
Ilha das Flores
21/11/2007
Ensino Médio
45
Valéria Santos Torres
SABOIA DE MEDEIROS PADRE EE | SP | São Paulo | Estadual





Realizar um trabalho interdisciplinar relacionando os assuntos dentro de um assunto maior.
Propiciar ao aluno a oportunidade de refletir sobre a questão ambiental, desigualdade social e cultural que permeia o vídeo.
A partir da questão do lixo, fazer um emaranhado de informações/situações que englobem as disciplinas de Português, Ed. Física, Artes, História e outros.

Leitura do poema "O bicho" de Manuel Bandeira: nessa fase os alunos foram convidados a refletir sobre a condição subumana que alguns homens são submetidos em nossa sociedade. Leitura da obra do pintor Candido Portinari, "Retirantes", relacionando-o com o poema. Exibição do curta "Ilha das flores". Após a exibição do filme, houve um debate, no qual os três materias foram confrontados. Criação de poemas, músicas, pinturas e mímicas sobre as questões que norteiam o filme. Relatório sobre as conclusões as quais cada aluno chegou ao realizar a atividade. Essa atividade foi realizada em 03 aulas com a participação de todos os professores envolvidos conforme sua disciplina a saber: Português, Artes, Ed. Física e História.

Os alunos gostaram muito do filme, acharam a forma com a qual os assuntos foram se interligando muito "legal", mas, ao final da exibição, demonstraram uma certa indignação com a qual os habitantes da Ilha das Flores eram tratados. Como a maioria dos meus alunos pertence a uma classe social bem carente, a escolha desse vídeo foi feliz, pois de alguma forma relaciona-se com a situação que alguns deles enfrentam, mesmo que nenhum tenha chegado ao extremo de usar restos de comida do lixo para matar a fome. Os alunos realizaram as atividades com interesse e criaram "obras" bem originais e pertinentes ao que foi proposto. A partir da atividade proposta, chegaram à conclusão que qualidade de vida implica em cumprir seus deveres e fazer valer seus direitos, sem no entanto desrespeitar o outro. Cidadania e Igualdade acima de tudo.