Possibilitar ao educando o contato com o gênero textual;
Produzir textos dos gêneros previstos;
Desenvolver as habilidades do educando para a criação de textos;
Permitir que o educando tenha contato com textos que possuem uma estrutura de acumulação;
Estimular a pesquisa e análise de textos;
Ampliar o repertório oral do educando;
Identificar as principais características dos animais e as necessidades vitais;
Representar através de desenhos e pinturas, o que é significativo para si, de acordo com seus sentimentos e percepções;
Interpretar músicas e canções diversificadas
para desenvolver a memória musical e interagir com o universo musical de forma ampla;
Português: Linguagem oral e escrita
Conversa informal com os educandos sobre a importância da leitura, escrita e gêneros textuais;
Leitura individual e coletiva do texto: "A velha a fiar", que se encontra no livro do aluno: Projeto Pitanguá, Português, 1ª série;
Trabalhar com a letra da canção, completando os espaços vazios com as palavras que faltam;
Sessão de filme 1: DVD CURTA NA ESCOLA: " A velha a fiar" e sessão de filme 2 : MUSICAIS COCORICÓ: "A avó a bordar"
"" Comparação do DVDs Curta na escola: "A velha a fiar" com o filme do DVD "Musicais Cocoricó"" A avó a bordar", que diferenças e semelhanças há nos filmes em relação a letra, personagens, entre outros.
Escrita do texto: "A velha a fiar" e " A avó a bordar";
Reeleitura do texto feito pelas crianças e professora com o título: "A professora a ensinar".
Artes: Ilustração e pintura das letras das canções, enfocando personagens e paisagem;
Ciências: Animais, Características físicas, Locomoção, habitat, cobertura, tamanho, patas, movimento, som e necessidades vitais.
Música: Leitura de letras das canções; Interpretação oral; Escuta e canto de canções diversas; Imitações com as vozes dos animais das canções;
A experiência foi realizada de 03/11 a 07/11/2008. Os resultados foram gratificantes pelas descobertas dos alunos e professora ao assistirmos o DVD curta na escola e o dos musicais Cocoricó. As crianças, perceberam as diferenças: o fato de o DVD do curta na escola ser preto e branco foi surpreendente pra eles por estarem habituados a assistirem DVDs coloridos. Estavam atentos a cada imagem, cada novidade que aparecia. Em relação aos personagens que iam surgindo um após o outro, davam risadas, comentavam com o outro e chamavam a atenção da professora para a figura da velha, a casa da fazenda e as imagens.
A cada dia fomos construindo nossas atividades diárias relacionadas ao curta, nas atividades de Ciências, Música, Artes e Língua Portuguesa, a semana foi bastante produtiva. Para as crianças e professora foram aulas construtivas e facilitadoras para o ensino aprendizagem.
Deixamos para a sexta - feira(07/11/2008), o momento de produzirmos um novo texto, o que poderíamos construir? As crianças ficaram entusiasmadas e surgiram várias idéias, gostamos de algumas e escolhemos a de produzirmos um texto dando um novo título e nos colocando como personagens do mesmo, foi espetacular. Concordei, mas combinei com os mesmos para que naquele primeiro momento produzíssemos o texto apenas colocando os nomes de duas meninas e dois meninos no caderno de Produção textual deles e que digitaria em outro momento para entregar a eles o texto com o nome dos vinte e nove alunos, pois o texto ficaria grande e não tínhamos tempo disponível. O mesmos concordaram e assim fizemos. Na segunda - feira (10/112008), apresentei e fiz a leitura do texto para eles, deram risadas e gostaram.