Relato de atividade em sala de aula

CONCIÊNCIA ECOLÓGICA: LIXO EM QUESTÃO

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Ilha das Flores
06/11/2007
Biologia
Ensino Médio
150
Tãnia Mº Grangeiro Gonçalves
EEMTI SIMAO ANGELO | CE | Penaforte | Estadual





Desenvolver a consciência crítica com relação a ecologia;
Conhecer a situação do lixo na cidade de Penaforte;
Promover a reflexão sobre
o destino do lixo orgânico na zona rural e urbano do referido município;
Despertar
a capacidade crítica na busca de soluções para o destino final do lixo a partir de sua seleção;
Desenvolver
habilidades para a pesquisa de campo aguçando
o senso de responsabilidade sobre o lixo na sua região,
percebendo que se passa ao seu redor e o que deve ser mudado para melhorar sua qualidade de vida e da população em geral;
Julgar ações de intervenção, identificando aquelas que visam a preservação e implementação da saúde individual, coletiva e do meio-ambiente.

Exibição do filme Ilha das Flores; Exploração do vídeo através de percepção oral e escrita, confrontando a realidade do filme com a realidade do aluno; Pesquisa de campo (zona rural): Aplicação de questionários aos moradores da zona rural com perguntas envolvendo a plantação frutas e verduras e tipos de solo: De onde provem a água para irrigar as plantações? Quais as frutas e verduras mais produzidas? O que é feito do lixo orgânico, restos de frutas e verduras que não são consumidas? Quais os tipos de pragas enfrentadas pelo cultivadores de frutas e verduras? Que soluções eles encontram para combater essas pragas? Quais as dificuldades encontradas na plantação e cultivo de frutas e verduras? Pesquisa de campo (zona urbana): Entrevistas nos mercados bancas de feiras livres, lanchonetes e restaurantes abordando os seguintes questionamentos: Os destinos do restos de frutas e verduras, tempo de duração de frutas e verduras para o consumo humano; De onde vem as frutas e verduras consumidas na cidade de Penaforte; Registro com fotos dos mercados, feira livre, lanchonetes e restaurantes da cidade de Penaforte.

De acordo com as entrevistas e a pesquisa aplicada na zona rural e urbana, os alunos puderam constatar a verdadeira realidade da produção de lixo orgânico produzido no município de Penaforte, bem como o destino final do mesmo. Puderam ainda promover a conscientização com relação a maneira correta de como tratar o lixo, desde a separação até a coleta. Observaram que o destino do lixo orgânico do município tem muito em comum com a realidade do filme, pois o mesmo, na sua maioria, é destinado aos porcos. A diferença é que os donos dos porcos são os próprios entrevistados. Na sala de aula os alunos desenvolveram experimentos transformando restos de animais e vegetais em adubo orgânico, utilizado por eles mesmos para adubar as plantas da própria escola. Segundo relato dos alunos a experiência foi de grande proveito, uma vez que eles foram os primeiros a se conscientizarem de que a reciclagem é o melhor destino para o lixo, beneficiando a natureza e o próprio homem. Os conhecimentos adquiridos com as experiências foram ampliados para os demais alunos da escola através de palestras e seminários, bem como, para grande parte da comunidade Penafortense.