Relato de atividade em sala de aula

A VELHA AFIADA

A Velha a Fiar
30/10/2008
Ciências, Língua Portuguesa, Matemática
Ensino Fundamental - Anos Finais
31
MARLI FRANCISCA DE CARVALHO OL



Propor ao grupo que recupere, de memória, a sequência da canção.
Identificar componentes matemáticos no Curta, para estudo dentro da Geometria.
Trabalhar atividades utilizando raciocínio lógico, associada à máquina de fiar e as figuras matemáticas mostradas.
Identificar elementos geométricos, como: circunferência, círculo, retas, ângulos.

Apresentação dos DVDs com os Curtas na Escola para os alunos. Desses Curtas, 03 (três) foram escolhidos, para trabalho. Em sala, discussão coletiva sobre cada Curta. Fez-se uma divisão da turma em grupos e, por sorteio, ficou demonstrado qual tema cada grupo trabalharia. Dentro do grupo, eles realizaram a divisão das tarefas, como: confecção de capa, ficha técnica, a resenha, ilustrações e conclusão. Após o término da parte escrita (pelos grupos), fizeram uma apresentação em sala para os demais colegas. Cada equipe apresentando seu relato sobre o Curta. Após estas apresentações, observamos os aspectos matemáticos no Curta, como: Introdução à Reta, posições da Reta, Semi-Reta, Segmento de Reta, Ponto-Médio do Segmento, Reta Paralela e Reta Transversal. Além desses conteúdos, observou-se: Relação aos Ângulos, Ângulos Opostos pelo Vértice, Ângulos Adjacentes, Suplementares, Correspondentes, Alternos Internos e Colaterais. Dentro de Geometria, encontramos no Curta: Circunferência, Raio, Corda, Diâmetro, Uma Reta e Uma Circunferência (posições relativas) e Reta Tangente, Posições Relativas de duas Circunferências, Arco e Ângulo Central e Ângulo Inscrito. No Círculo: Região Interna e Região Externa.

Ótima receptividade por parte dos alunos. Eles ficaram envolvidos pelas situações retratadas no Curta e tiveram uma oportunidade de mudança de mentalidade e atitude. Chegaram à conclusão que existem diferentes formas de enfrentar situações, tendo como base os valores morais e sentimentais. A canção é bem divertida, por isso foi de fácil assimilação pelos alunos. Eles puderam desenvolver o "olhar matemático", identificando itens de Geometria, assim como compreendê-los em seu sentido e lógica. Como a sala é heterogênea, pude lançar vários dispositivos e propostas de trabalho dentro da Geometria, atendendo às necessidades e especificidades dos alunos. No final, entendemos que os alunos aprenderam porque tiveram uma intensa participação, que envolveu a resolução de problemas de naturezas diversas.