Relato de atividade em sala de aula

O FIO DA VIDA

Visualizações |
Vote aqui
A Velha a Fiar
17/10/2008
Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Finais
31
Zélia Maria Farias Palmeira
ESC MUL ROSA FIGUEIREDO DE LIMA | PB | Cabedelo | Municipal





Continuar o trabalho de envolver os alunos com os mais variados temas possíveis dentro da língua inglesa. Ao apresentar-lhes o curta "A Velha a Fiar", despertar a curiosidade dos alunos para os aspectos da mitologia grega apresentados no filme. bem como o vocabulário, acerca dos pontos trabalhados no curta, em uma outra língua, a inglesa, no caso.

A Mitologia está presente em muitas culturas.Ela pode,inclusive, servir de apoio para uma maior compreensão do indivíduo e da cultura que o cerca.Associando essa questão a necessidade de se despertar, cada vez mais, no aluno, o desejo pelo conhecimento da Língua Inglesa, resolvi trabalhar em "A Velha a Fiar" aspectos da mitologia grega fazendo sempre uma associação dos termos apresentados em Língua Portuguesa com os seus respectivos correspondentes em Língua Inglesa.Iniciei a aula trabalhando o conceito de Mito e Mitologia grega baseado em Mircea Eliade e Junito de Souza Brandão.Em seguida relatei o mito do Minotauro e sua relação com Teseu e Ariadne.Zeus, Ártemis, Heitor, Páris, Helena e Ulisses,também foram citados.Relatei que a questão do destino de cada um é representado por um novelo de lã e controlado por uma "pessoa",como podemos observar no curta.Expliquei que, na mitologia grega, a Moira é "a personificação do destino de cada um(...)a projeção de uma lei que nem mesmo os deuses podem transgredir sem colocar em risco a ordem universal." Em seguida, apresentei o curta pedindo para que eles relacionassem o filme com as informações que lhes haviam sido passadas. Ao final da apresentação de "A Velha a Fiar", repassei o vocabulário, em inglês, do que lhes fora apresentado. Os alunos fizeram suas colocações oralmente e nós comentamos como essa questão do destino se passa no filme. Assim como a Moira mitológica, fiandeira de destinos, nada impede a velha de fiar. Bem como nada impede os outros "personagens", que seguiam o curso natural de suas vidas, de encontrarem o seu destino final: a morte. Para finalizar a aula, pedi aos alunos que preparassem, em casa, um relatório expondo a questão trabalhada em sala e, também, que criassem um vocabulário ilustrado de termos escolhidos por eles, mas presentes no curta que assistiram.

A Mitologia grega é um tema que muito me fascina. Poder associá-la a matéria que leciono foi uma atividade extremamente prazerosa. Não só por eu estar fazendo duas coisas que me agradam, mas pela satisfação que encontrei ao observar a reação dos alunos ao compreenderem melhor o mito do Minotauro, já conhecido por muitos, e ao descobrirem que no filme "Tróia", que todos já haviam assistido, aqueles personagens pertenciam a mitologia grega. Um outro ponto que merece ser ressaltado foi a alegria com que contagiou a todos a música presente no curta e cantada pelo Trio Irakitã. Foi muito divertido vê-los aprenderem e ouví-los cantarem a música repetidas vezes. Gratificante foi notar a surpresa que expressaram diante dos fatos apresentados. Sem contar que, como professores, ao alcançarmos um novo objetivo, temos nossas forças renovadas. Acredito que essa experiência não será esquecida nem por mim, nem por eles.