Relato de atividade em sala de aula

INTERCÂMBIO DE GEOGRAFIA

Visualizações |
Vote aqui
A Velha a Fiar
07/11/2008
Geografia, Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Finais
70
LUCIANO SCHMITT
EEB MONTEIRO LOBATO | SC | Mafra | Estadual






Proporcionar novos olhares para a realidade de ambos os espaços brasileiros: urbano e rural.
Identificar e visualizar as diferentes paisagens existentes entre os dois espaços estudados, cada um com suas características e realidades.
Comparar o que foi estudado na teoria em sala com a observação do filme sobre os dois espaços, através da aula de campo.

Após assistir ao filme A velha a fiar com os alunos da 6ª série das duas escolas (uma localizada na zona urbana e outra na zona rural) foi debatido sobre o assunto e em seguida surgiu a necessidade de conhecer melhor a realidade oposta, nascendo a idéia de fazer um intercâmbio entre alunos das duas escolas. Primeiramente através de cartas, com as quais os alunos descreviam o lugar onde viviam para os alunos das outras escolas (alunos da zona urbana descreviam como eles vêem o espaço onde vivem, para os alunos da zona rural, sendo que muitos deles não tinham acesso a esta realidade; e o mesmo era feita com os alunos da zona rural que descreviam sua realidade através de cartas para os alunos da zona urbana.) Após as cartas terem sido escritas pelos alunos, entregues aos seus destinatários pelo professor e lidas, aumentou mais ainda o desejo dos alunos de conhecer a realidade oposta a sua, ou seja, dos alunos da zona rural conhecerem a zona urbana e vice-versa. Surgiu então a idéia de fazer uma aula de campo, levando os alunos que estudam na escola da zona urbana para conhecer a escola e os alunos da zona rural, e trazer os alunos da escola que se localiza na zona rural para conhecerem a escola e a realidade da zona urbana. Após a realização desta aula de campo, professor e alunos puderam fazer suas últimas observações a respeito do assunto estudado, do filme assistido e da experiência vivida.

O resultado da utilização do filme como ponto de partida para o desenvolvimento das atividades foi maravilhoso, pois proporcionou aos alunos uma visão diferente do meio rural, o qual muitos deles nunca, ou poucas vezes, teriam acesso em situações normais do dia-a-dia. O filme A velha a fiar resgatou um sentimento de valorização do meio rural, sentimento este que muitas vezes não se notava em nossos alunos, devido, muito provavelmente, a falta de conhecimento dos mesmos em relação a realidade do dia-a-dia do meio rural. O fato de termos utilizado um filme para darmos início às atividades fez com que fosse mais fácil conseguir a atenção dos alunos para este momento tão importante do processo ensino-aprendizagem que é a motivação inicial.