Relato de atividade em sala de aula

A VELHA A FIAR EM SAMAMBAIA

Visualizações |
Vote aqui
A Velha a Fiar
16/11/2009
Ensino Fundamental - Anos Finais
150
Marly Jean de Araújo P. Vieira
CEM 304 DE SAMAMBAIA | DF | Brasília | Estadual





O filme foi utilizado com o intuito de se explorar as diferenças geográficas, a oposição campo X cidade, modos de vidas e culturas diferenciadas, cultura popular, respeito as diferenças, mudanças historicas, qualidade de vida e preservação ambiental, evolução social. Professores de geografia, historia e portugues usaram o video, cada um procurou dar ênfase ao seu conteúdo, mas o trabalho foi em conjunto e, ao final, os alunos conseguiram apreender o que foi discutido.O professor de artes tambem explorou o material trabalhando com ilustrações e em português os aluno escreveram, narrando a "historia" da música. O resultado foi bastante positivo, pois além dos conteúdos, trabalhou-se o ludico através da divertida canção que foi entoada durante varios dias pelos corredores da escola.

Os professores que primeiro usaram o filme fizeram uma pequena apresentação do material, falando um pouco sobre o seu diretor, quando foi feito e com que objetivo ele seria exlorado na sua disciplina. Depois o filme foi apresentado aos alunos que logo se interessaram. Cada profº fez um roteiro com atividades, procurando orientar o olhar e atenção dos alunos para aquilo que queria explorar. Por ex., em Geografia a profª queria explorar as diferenças entre o modo de vida entre a cidade e o campo e o filme foi utilado como uma introdução ao assunto. apos os alunos assistirem, ela deu exlicações, debateu com eles, colheu opiniões e tornou a apresentar o video, novos comentários, registro de relatos, além, é claro, de se cantar a musica do filme com os alunos. Em Historia o profº explorou as mudanças entre o modo de vida agrario e urbano, a revolução industrial com as mudanças que imprimiu ao modo de vida de todos, o processo de industrialização. Nesa disciplina o filme foi utilizado para reforçar o que já havia sido explicado em casa e os alunos puderam compreender melhor as mudanças ocorridas através dos debates que surgiram apos assistirem o filme. Em português o professor trabalhou com narração descritiva e aproveitou o filme para fazer os alunos escrevem um texto narrativo, aproveitando os elementos do filme para a partir deles contar uma historia não esquecendo dos detalhes. Outro aspecto essencial expplorado foi a sequencia logica, coesão e coerencia: numa atividade oral os alunos tinham que dar a sequencia do que era cantado na letra e explicar o porquê, demonstrando compreensão do que é uma sequencia logica e da sua coerência. Questões ligadas à diversidade cultural, qualidade de vida e preservação, cidadania foram exploradas de forma geral em todas as disciplinas. Em artes, os alunos criaram desenhos para ilustrar a letra da música, além de cantarem o que explorou o ritmo, a memorização, etc

O resultado do uso do video foi extremamente positivo, os objetivos foram alcançados em todas as disciplinas, o conteúdo foi apreendido de maneira divertida e os alunos demonstraram maior compromentimento em realizar o registro das atividades. Nas avaliações que se seguiram constatou-se um melhor redimento dos alunos. O elemento lúdico foi primordial para o sucesso das atividades, pois ao se utilizar um filme ja se desloca a atenção do aluno para um outro meio, uma outra linguagem e no caso desse filme, em especial, a canção aliada às imagens convidam à participação e maior interação. A atenção é despertada rapidamente e aí é necessário maior atrenção dos professores para que os alunos não percam o foco no que cada um deles que explorar em particular. Por isso o filme acaba sendo repetido o que reforça as explicações e a fixação da letra e do ritmo. Os alunos se divertem tentando memorizar e repetir rapidamente a sequencia da letra; na verdade todos se divertem e, ao final, fica claro o prazer que todos sentiram em participar das atividades. Ao realizarem as ilustrações, eles ressaltam o que mais os divertiram ou marcaram na letra, além disso vários foram os questionamentos sobre a produção do filme, objetivo do diretor, o que levou o profº de arte a buscar fotos e uma pquena biografia de Humberto Mauro para os alunos. Enfim, o resultado foi mt bom e ja planejamos repetir no prox. ano envolvendo outros professores e realizando outras atividades.