Relato de atividade em sala de aula

DESIGUALDADES SOCIAIS: PROBLEMA A SER RESOLVIDO

Visualizações |
Vote aqui
Ilha das Flores
20/12/2009
Geografia
Ensino Médio
30
sergio alberto pereira
ESCOLA ESTADUAL ALBERT EINSTEIN | MT | Guarantã do Norte | Estadual





A desigualdade social é o principal problema a ser resolvido no Brasil. O objetivo é usar o filme para juntamente com os alunos fazer uma reflexão das razões e consequências das desigualdades sociais, entender os conceitos capitalistas que proporcionam situação mostrada no curta. O filme proporcionou também uma série de discussões sociais, ambientais e até mesmo religiosas, uma vez que permitiu ao aluno obinar sobre a frase "Deus não existe."

Depois que os alunos assistiram ao filme iniciou-se uma discussão sobre os assuntos relacionados durante o filme: as desigualdades sociais, o meio ambiente, a questão religiosa. Como professor aproveitei para lembrar os alunos também sobre os inúmeros conceitos que é trabalhado durante o fime (ilha, lucro, água, lixo, doenças, etc) em fim, relembrar conceitos já trabalhados, mas que muitas vezes passam despercebidos. O foco do debate no entanto, baseou-se principalmente, no capitalismo e na desigualdade social. Em seguida introduzimos no debate o tema socialismo proporcionando um debate sobre o que seria melhor - socialismo X capitalismo - qual deles teria melhor capacidade de resolver ou pelo menos, minimizar os problemas apresentados. Os alunos fizeram cartazes representando os dois sistemas e se posicionando diante de um ou de outro de acordo com suas convicções.

O resultado foi ótimo. Contou com participação assidua dos alunos interagindo nas discussões, no debate. Os cartazes ficaram muito bons, os alunos entenderam bem a diferença entre os sistemas capitalismo e socialismo, se posicionaram em favor de um ou de outro explicando e sabendo o por que desse pocisionamento. Puderam perceber também que infelizmente essa situação não é apenas na Ilha das Flores, ou em Porto Alegre, mas sim é realidade local, onde pessoas trabalham no lixão coletando plástico, latas, papelão, mas também restos de frutas, legumes. Relato de jovens que disseram que quando o caminhão de um grande mercado da cidade vai levar as sobras para o lixão acontece uma grande aglomeração de pessoas de todas as idades. Muitos colegas de classe não sabiam dessa realidade, não conheciam a realidade local. A discussão e o filme proporcionou que pudessem conhecer sobre o assunto e principalmente sobre a realidade local. Saber que as desigualdades e o sistema descritos nos livros e visto no filme faz parte do seu cotidiano e do cotidiano de sua cidade.