Relato de atividade em sala de aula

INDEPENDÊNCIA... OU MORTE?

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Ilha das Flores
29/08/2010
História, Filosofia, Geografia
Ensino Fundamental - Anos Finais
35
gisele rocha
CEF 306 DO RECANTO DAS EMAS | DF | Brasília | Estadual





Comparar o filme Ilha das Flores com o Hino Nacional Brasileiro. Refletir sobre a independência financeira,econômica e social do Brasil na atualidade. Debater soluções para evitar disperdícios dentro da escola e comunidade em geral. Refletir na importância do voto em pessoas responsáveis para diminuição das desigualdades sociais.

1)Leitura do Hino Nacional Brasileiro. 2)Sublinhar e procurar em dicionários as palavras desconhecidas do Hino Nacional. 3)Fazer uma interpretação histórica do Hino Nacional com os alunos. 4)Roteiro para ser realizado pelos alunos após assistir o filme e interpretar o Hino Nacional: a)Na primeira estrofe do Hino Nacional, em sua terceira linha,diz "Se o penhor dessa igualdade".De acordo com o filme Ilha das Flores,o que é igualdade? b)De acordo com o filme Ilha das Flores ,o que torna os seres humanos iguais? c)De acordo com o filme Ilha das Flores,o que torna os seres humanos diferentes? d)"Mas,se ergues da justiça a clava forte" essa é uma frase encontrada no Hino Nacional.Você percebe a justiça no filme Ilha das Flores?Justifique. e)A necessidade de lucro aumenta a desigualdade?justifique. f)Em cada frase do Hino Nacional abaixo escreva algo do filme Ilha das Flores que lembra você: "Dos filhos deste solo és mãe gentil." "Paz no futuro e glória no passado." "Teus risonhos ,lindos campos tem mais flores" 5)Quais atitudes podemos ter dentro da nossa comunidade para diminuir as desigualdades sociais? 6)Você percebe uma Ilha das flores na sua comunidade?Justifique.

Devido as reações faciais e análise dos relatórios foi possível concluir que a "Ilha das Flores" faz parte do cotidiano de alguns alunos da escola.Enquanto alguns alunos disperdiçam alimentos em suas casas e escola,outros passam necessidades. A competição de comida com porcos deixaram os alunos impressionados.Houve oportunidade para questionarmos o consumo exagerado por parte da sociedade.Foi possível levantar soluções para evitar o disperdício de alimento na escola.E também na responsabilidade do voto consciente em representantes do povo. Ao final do trabalho foi compreendido que o Brasil ainda não é efetivamente livre.O índice de mortalidade pela fome e outros requisitos básicos para a sobrevivência é alto. Debatemos que no próximo dia 7 de setembro não podemos comemorar a "Independência do Brasil",sem antes refletirmos a má distribuição de renda , disperdício de alimentos dentro de nossa casa e escola e a importância de votar em pessoas competentes para a administração financeira e orçamentária do nosso país.