Relato de atividade em sala de aula

FURTADO E BANDEIRA

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Ilha das Flores
31/08/2010
Língua Portuguesa
Ensino Médio
150
Aline Alves Arruda
IFSULDEMINAS - CAMPUS INCONFIDENTES | MG | Inconfidentes | Federal





Relacionar o curta ao texto literário; provocar no aluno a reflexão sobre o tema da desigualdade social e da banalização da miséria; desenvolver a habilidade de leitura, escrita e interpretação de gêneros diversos e suas relações, como a poesia e o curta metragem.

- Aula expositiva sobre Manuel Bandeira, explicitando sua biografia, características peculiares e do Modernismo brasileiro da primeira fase; - Exibição do curta metragem "Ilha das Flores", de Jorge Furtado; - Leitura do poema "O bicho", de Manuel Bandeira; - Debate sobre a relação entre o poema e o filme; - Produção textual a partir do debate.

Os alunos geralmente gostam muito da poesia de Bandeira, talvez pela linguagem simples e pelos temas autobiográficos,frequentes em sua obra. Desta vez não foi diferente. Ao assistir ao curta, diversas são as reações, afinal, o círculo mostrado por Jorge Furtado encanta, provoca risos e até reclamações. Não há turma que deixe de repetir o "refrão" do filme : o teléncelo desenvolvido e o polegar opositor. Ao longo da exibição alguns alunos já haviam decorado a "fórmula". Entrentanto, na cena final, quando os seres humanos são mostrados catando os restos dos porcos, a reação é diferente: paira um silêncio absoluto entre os adolescentes. Alguns se emocionam explicitamente e até os mais calados reagem de alguma forma. Depois, ao ler o poema "O bicho", as relações vão se estabelecendo com facilidade e o debate caminha bem. Questionamos a "função" da arte, representada neste trabalho pela literatura e pelo cinema; as questões ambientais, tão em voga e que no filme são suscitadas pela existência do lixão e por fim as condições de miséria em que vivem tantos brasileiros e cidadãos de outros países. O capitalismo vira tema recorrente, a globalização, a banalização da pobreza, a reificação e zoomorfização do homem e, claro, a desigualdade social. Depois do rico debate, fica mais fácil transpor para o papel as ideias em forma de argumentos que estabeleçam relações entre os dois textos e que discutam os temas já debatidos oralmente.