Relato de atividade em sala de aula

DESPERDÍCIO... NEM PENSE NISSO!

Visualizações |
Vote aqui
Ilha das Flores
13/09/2012
Ciências, História, Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
25
Natália Bearare
LUCIANO AUGUSTO CANELLAS PROFESSOR EM | SP | Birigui | Municipal





Estimular a criticidade no aluno com relação ao problema social em questão. Identificar situações de desperdício de alimentos no dia a dia da escola, analisando suas consequências. Promover a conscientização das crianças sobre o valor nutritivo contido nas sobras e nos alimentos. Destacar a importância do reaproveitamento dos alimentos. Prevenir o desperdício de alimentos. Relacionar alimentação com qualidade de vida.

1º Momento: Assistir ao vídeo: "Ilha das Flores" 2º Momento: Roda de conversa sobre o filme. 3º Momento: Observar: Saíremos da sala as 11h para observamos o pátio. Os alunos farão registros. Após o almoço, as 12h, retomaremos as observações, analisando o ambiente em que os alunos comeram e a vasilha onde é descartada a comida que sobra nos pratos. 4º Momento: Entrevistar: A merendeira da escola para sabermos o que é feito com os restos de comidas. 5º Momento: Ler: Texto informativo: O desperdício de alimento no Brasil Disponível em: http://www.bancodealimentos.org.br/o-desperdicio-de- alimentos-no-brasil/ 6º Momento: Discutir: Relacionar o desperdício x fome. 7º Momento: Produzir: Em dupla, utilizando sulfite, através de escritas, desenhos, gráficos, as crianças deverão propor ações de reaproveitamento de alimentos em casa e na escola. Exposição dos trabalho e das idéias defendidas pelos alunos 8º Momento: Analisar: Exploração do tema: Evitar desperdício e aproveitar integralmente os alimentos. Análise do cartaz: NOTÍCIA UFG pesquisa valor nutricional de folhas e sobras de alimentos 19/10/2006 Elisângela Santos Da editoria de Universidade Disponível: http://noticias.universia.com.br/ciencia- tecnologia/noticia/2006/10/19/433898/ufg-pesquisa-valor- nutricional-folhas-e-sobras-alimentos.html 9º Momento: Discutir: Exploração do tema e relato das crianças sobre o aproveitamento de alimentos em sua casa. 10º Momento: Conscientizar: Roda de conversa sobre a importância de uma alimentação saudável. Depoimentos das crianças sobre sua alimentação. 11º Momento: Experimentar na prática: (culinária) Dica de saúde: Conheça os males dos refrigerantes Disponível em: http://www.unimedvsf.com.br/secao_clientes/dica.php? id=50 Leitura, análise dos ingredientes e de suas quantidades e elaboração da receita: FANTA CASEIRA Disponível em: http://www.comidaereceitas.com.br/bebidas-e- sucos/fanta-caseira.html.

As crianças se envolveram muito nas atividades. Foi significativa a diminuição do disperdício de comida na escola. Pude perceber que eles levaram os conteúdos aprendidos para casa e compreenderam a importância de uma alimentação saudável.