Relato de atividade em sala de aula

FUTEBOL E CULTURA: REFLETINDO O BRASIL NO ESPELHO DA BOLA

Visualizações |
Vote aqui
Qual o País do Futebol?
05/09/2024
História
Conhecimento
Ensino Médio
35
Lia Araújo





Na aula de Sociologia, utilizamos o documentário Qual o País do Futebol? para explorar a relação complexa entre o futebol e a identidade cultural brasileira. O filme, lançado em 2018 e parte da série Alegorias do Brasil, proporciona uma reflexão profunda sobre como o futebol vai além de um simples esporte e se torna um espelho das virtudes e dos desafios da sociedade brasileira.

O objetivo da atividade foi analisar como o futebol, enquanto fenômeno cultural, reflete e influencia as características sociais, políticas e culturais do Brasil. Queríamos que os alunos compreendessem como as vitórias e derrotas da seleção brasileira representam muito mais do que os resultados dos jogos; elas são símbolos de aspectos mais amplos da nossa identidade nacional.


  • Introdução ao Tema:

    • Começamos a aula com uma breve discussão sobre a importância cultural do futebol no Brasil, contextualizando o conceito de que o futebol é um reflexo das virtudes e dos desafios da sociedade.
    • Apresentamos o documentário e seus principais temas, destacando como ele explora o futebol como uma alegoria da nação.
  • Exibição do Documentário:

    • Assistimos ao documentário em sala de aula, focando nas análises de diferentes especialistas sobre a relação entre futebol e identidade nacional.
    • Enfatizamos a forma como o filme apresenta a dualidade entre o "futebol arte" e as frustrações nacionais, como exemplificado pelas Copas de 1970 e 2014.
  • Discussão em Pequenos Grupos:

    • Dividimos os alunos em grupos para discutir como as vitórias e derrotas do futebol refletem aspectos positivos e negativos da sociedade brasileira.
    • Cada grupo explorou como diferentes elementos do documentário ilustram a complexidade da identidade nacional e como o futebol é um reflexo desses elementos.
  • Atividade Criativa:

    • Os alunos foram desafiados a criar uma "análise de jogo" fictícia, onde compararam uma partida de futebol famosa com um evento cultural ou social significativo no Brasil.
    • Encorajamos a utilização de metáforas futebolísticas para descrever aspectos da sociedade, como se fosse um jogo entre virtudes e desafios.
  • Debate e Reflexão Final:

    • Concluímos a atividade com um debate aberto sobre como o futebol pode ser visto como um microcosmo da sociedade brasileira.
    • Os alunos compartilharam suas análises criativas e refletiram sobre a maneira como o futebol molda e é moldado pelas dinâmicas culturais e sociais do Brasil.

A utilização do documentário proporcionou uma rica oportunidade para os alunos explorarem a interseção entre cultura e esporte de maneira inovadora e significativa. A atividade destacou como o futebol serve como um espelho da sociedade brasileira, refletindo suas complexidades e contradições. Os alunos se engajaram profundamente na discussão e nas atividades criativas, oferecendo novas perspectivas sobre como um simples jogo pode revelar muito sobre a identidade e os desafios de uma nação.