Dedicado ao Caos



Na Europa devastada pela guerra, o jazz foi banido pelos nazistas, mas grandes músicos continuam tocando, transformando a música em uma arma de resistência. Para muitos americanos negros, no entanto, esse som tem um som oco. Eles se veem lutando no exterior por liberdades que seu próprio país lhes nega em casa. Enquanto isso, Duke Ellington estreia seu retrato sinfônico da vida negra na América, “Black, Brown and Beige”. Como sempre, continua transformando sua orquestra em um único instrumento com o qual cria músicas de impressionante perfeição. Louis Jordan populariza uma música que passará a ser chamada de “ritmo blues”, e Charlie Parker e Dizzie Gillespie gravam “Ko-Ko”, desencadeando um som que em breve será chamado de “bebop”. Uma vez que os americanos o ouvirem, o jazz nunca mais será o mesmo.

Envie o seu comentário
Faça login ou se cadastre para comentar a obra.
Carregar mais comentários
Envie o seu comentário
Após aprovação, seu comentário será publicado e enviado para o diretor do filme. | Normas para publicação

Relatos de Professores



Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)

Testes de Conhecimentos


Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!
Criar Teste

59 min
2001
Estados Unidos
A10

Séries: Jazz | 13 Episódios de 59 Minutos

Diretor: Ken Burns

Elenco: Abbey LincolnAlbert MurrayArtie ShawArvell ShawBen WebsterBertrand TavernierBillie HolidayBilly StrayhornBranford MarsalisCassandra WilsonChan ParkerCharlie ParkerDave BrubeckDizzy GillespieDjango ReinhardtDuke EllingtonFrances LewisFrankie ManningGary GiddinsGene LeesGeorge WeinGerald EarlyGlenn MillerHarry "Sweets" EdisonHerbie HancockJackie McleanJimmy RowlesJoe LovanoJohn SandersJon HendricksJoshua RedmanLester BowieLorainne GordonLorraine GordonMargo JeffersonMatt GlaserMercedes EllingtonMichael CuscunaMichael SeropyanNat HentoffOssie DavisPeter RiveraPhil ShaapPhoebe JacobsQuincy TroupeStan LeveyStanley CrouchWynton Marsalis

Sinopse: Na Europa devastada pela guerra, o jazz foi banido pelos nazistas, mas grandes músicos continuam tocando, transformando a música em uma arma de resistência. Para muitos americanos negros, no entanto, esse som tem um som oco. Eles se veem lutando no exterior por liberdades que seu próprio país lhes nega em casa. Enquanto isso, Duke Ellington estreia seu retrato sinfônico da vida negra na América, “Black, Brown and Beige”. Como sempre, continua transformando sua orquestra em um único instrumento com o qual cria músicas de impressionante perfeição. Louis Jordan populariza uma música que passará a ser chamada de “ritmo blues”, e Charlie Parker e Dizzie Gillespie gravam “Ko-Ko”, desencadeando um som que em breve será chamado de “bebop”. Uma vez que os americanos o ouvirem, o jazz nunca mais será o mesmo.

Alugue