Plano de Aula

LUAN, O COMETINHA

Luan, o Cometinha | Animação | De Tiago Saad | 2010 | 12 min | SP
20/04/2022
Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais
Matemática, Ciências da Natureza, Ciências
Malu Alves
Acesse a ficha do filme



Prezado professor(a), o filme “Luan, o Cometinha” é uma excelente oportunidade para trabalhar conceitos da Astronomia com os estudantes do Ensino Fundamental, devido aos múltiplos tópicos abordados no curta.


Na história, o curioso menino Galileu é colocado de castigo pelo pai e imagina se o mesmo ocorre com os cometas, corpos celestes que ele considera “livres” para explorar o espaço sideral. A partir daí, acompanhamos as aventuras de Luan, o Cometinha e suas viagens pelo Sistema Solar, visitando planetas (Jupitão, Saturnina e Uranito), estrelas (Rei Sol) e constelações, além de corpos celestes como buracos negros.


Depois de causar uma bagunça com seus passeios, Luan é deixado de castigo pelo Rei Sol, sendo obrigado a ficar na órbita de um planeta vermelho e rabugento.


Este planeta, que depois descobrimos ser a Terra primitiva, nunca conheceu outros lugares, por estar preso na órbita do Rei Sol. Enquanto Luan conta suas aventuras, o aspecto do planeta muda, com o surgimento de um grande oceano e da separação dos continentes. Ao final do episódio, Luan se despede da Terra e se encontra com Galileu, que está estudando os cometas.


A linguagem simples, a qualidade da animação e os detalhes visuais da obra compõem uma abordagem lúdica ideal para o estudo sobre o planeta Terra e os astros celestes. Desta maneira, ele é indicado para as disciplinas Ciências e Matemática, tanto nos Anos Iniciais como nos Anos Finais do Ensino Fundamental, como veremos a seguir.


Por fim, descrevemos algumas possíveis atividades que você, educador(a), pode desenvolver em sala de aula a partir da transmissão do filme.


Para o estudo de Ciências nos Anos Iniciais, sugerimos o estudo da órbita terrestre ao redor do Sol (e a consequente determinação das estações do ano), bem como das órbitas dos outros planetas que compõem o Sistema Solar. Além disso, as três constelações mencionadas na história podem ser o ponto de partida de um projeto robusto e interdisciplinar, com análise de seus formatos, da localização que ocupam no céu, da origem mitológica de seus nomes e de que maneira diferentes povos foram influenciados por elas.


Já para os Anos Finais, uma visão amplificada e aprofundada das temáticas se faz necessária. Exemplo disso é a indicação da Teoria da Deriva Continental presente de maneira discreta no filme, bem como das características marcantes de alguns planetas do Sistema Solar, como a magnitude de Júpiter e os anéis de Saturno.


Para esses tópicos, sugerimos o desenvolvimento de uma (ou múltiplas) atividade(s) com foco visual: para o estudo da Deriva Continental, a análise do formato das costas dos continentes, principalmente a brasileira e a africana; para a composição dos planetas do Sistema Solar, a investigação de imagens divulgadas em artigos científicos e/ou produções artísticas dos próprios alunos.


Já para o estudo de Matemática nos Anos Iniciais, a identificação de unidades de medidas não usuais, como o ano-luz, aliada à concepção de distâncias muito grandes pode ser um estimulante para o imaginário dos estudantes, despertando o interesse científico.


No caso dos Anos Finais, é possível promover um rico debate acerca de viagens interplanetárias, aliando aspectos quantitativos e qualitativos. No caso do planeta Marte, por exemplo:



  • Qual a distância que precisamos cruzar para chegar até lá?

  • Considerando a velocidade alcançada pelos foguetes (tripulados) mais poderosos atualmente, quanto tempo a viagem duraria?

  • Quais fatores estão envolvidos em uma missão desse porte?


A ideia é que os estudantes compreendam a complexidade logística de missões espaciais, que precisam considerar, entre outros, os custos de operação, o combustível, o suporte para vida dos astronautas e a exposição à radiação.


Ensino Fundamental Anos Iniciais


Ciências


Competências: 


1. Compreender as Ciências da Natureza como empreendimento humano, e o conhecimento científico como provisório, cultural e histórico.


3. Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.


6. Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e comunicação para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas das Ciências da Natureza de forma crítica, significativa, reflexiva e ética. 


Habilidades:


(EF03CI08) Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.


(EF04CI11) Associar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares e ao uso desse conhecimento para a construção de calendários em diferentes culturas.


(EF05CI10) Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos (como mapas celestes e aplicativos digitais, entre outros), e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite.


Matemática


Competências: 


2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo. 


Habilidades:


(EF03MA17) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada. 


(EF03MA18) Escolher a unidade de medida e o instrumento mais apropriado para medições de comprimento, tempo e capacidade. 


Ensino Fundamental Anos Finais


Ciências


Competências: 


6. Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e comunicação para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas das Ciências da Natureza de forma crítica, significativa, reflexiva e ética.


Habilidades:


(EF07CI16) Justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes.


(EF09CI14) Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões). 


(EF09CI15) Relacionar diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas (agricultura, caça, mito, orientação espacial e temporal etc.).


(EF09CI16) Selecionar argumentos sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra, com base nas condições necessárias à vida, nas características dos planetas e nas distâncias e nos tempos envolvidos em viagens interplanetárias e interestelares.


Matemática


Competências: 


1.Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho

Habilidades:


(EF09MA18) Reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, tais como distância entre planetas e sistemas solares, tamanho de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de computadores, entre outros.



EF03MA17 - Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.
EF03MA18 - Escolher a unidade de medida e o instrumento mais apropriado para medições de comprimento, tempo e capacidade.
EF09MA18 - Reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, tais como distância entre planetas e sistemas solares, tamanho de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de computadores, entre outros.
EF03CI08 - Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.
EF04CI11 - Associar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares e ao uso desse conhecimento para a construção de calendários em diferentes culturas.
EF05CI10 - Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos (como mapas celestes e aplicativos digitais, entre outros), e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite.
EF07CI16 - Justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes.
EF09CI14 - Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões).
EF09CI15 - Relacionar diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas (agricultura, caça, mito, orientação espacial e temporal etc.).
EF09CI16 - Selecionar argumentos sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra, com base nas condições necessárias à vida, nas características dos planetas e nas distâncias e nos tempos envolvidos em viagens interplanetárias e interestelares.




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