Prezado professor, o curta "A Ilha" é uma animação brasileira que reúne críticas ao cenário urbano de maneira leve e carregada de humor, sendo indicado para estudantes de todas as idades. Destacamos o caráter inclusivo da obra, que, por não possuir diálogos, pode ser apreciada por crianças, adolescentes e adultos com deficiência auditiva.
Nesta história, acompanhamos Edu em sua caminhada pela cidade. De início, nada muito fora do comum acontece: a bateria de seu celular acaba e ele avista um homem estranho dançando e cantando pela calçada. Seus problemas começam quando tenta atravessar uma larga avenida, com carros se movimentando nos dois sentidos, e acaba preso em uma “ilha” entre as vias.
Edu realiza diferentes tentativas de se libertar, mas o excesso de veículos não permite que cruze com segurança para o outro lado. O tempo passa e o náufrago luta pela sobrevivência, improvisando uma fogueira durante a noite, se alimentando de plantas e jogando damas para se distrair. Sua aparência aos poucos vai se alterando, apresentando cabelos e barba longos e malcuidados. Até uma tempestade (que não pode faltar em uma história de naufrágio, segundo o próprio curta) Edu precisa enfrentar. Finalmente, depois de muito esforço, ele é resgatado.
Seu salvador, literalmente descendo do céu, instala um semáforo e uma faixa de pedestres para que ele possa chegar à calçada. Por fim, em um brilhante encerramento, Edu comemora dançando e cantando no meio da cidade, agindo exatamente como o náufrago “louco” dos primeiros minutos da obra.
É notória a presença de recursos alegóricos na aventura do protagonista para incentivar o posicionamento crítico do espectador quanto às vantagens e desvantagens do cenário urbano. Desta forma, indicamos o emprego do filme principalmente nas disciplinas de Língua Portuguesa, História, Geografia, Filosofia e Sociologia, em todas as etapas da Educação Básica.
No que concerne à aplicação em sala de aula, as possibilidades são diversas. É possível investigar com os estudantes os aspectos narrativos próprios de produções sem diálogo, identificando os sentimentos do protagonista ao longo da trama pelas expressões faciais e corporais, sinalizando os momentos desenvolvidos com propósito humorístico e caracterizando os elementos visuais que compõem o cenário da obra.
Outra possibilidade diz respeito ao estudo do ambiente em que sua escola está inserida, comparando imagens e registros antigos da região com os dias atuais. Os alunos podem ser instruídos a observar as transformações do espaço (urbano ou rural) ao longo do tempo, relatando os impactos ambientais, as mudanças dos meios de transporte, a necessidade de sinalização adequada nos locais de circulação de pessoas e a interferência do progresso no cotidiano dos moradores locais. Em um aspecto mais geral, cabe a análise do processo de urbanização ocorrido em todo o território brasileiro, sobretudo durante o governo de Juscelino Kubitschek.
Ainda, levando em consideração o contraponto realizado entre os dois náufragos no curta “A Ilha”, sugerimos que os alunos sejam indagados acerca de suas impressões iniciais sobre o primeiro náufrago e se tais posicionamentos se mantiveram após o final da obra. O objetivo dessa provocação é instigar os estudantes a debaterem seus conceitos prévios do que são comportamentos considerados “anormais” para posteriormente concluírem que, na verdade, devemos aprender a respeitar as diferenças.
Classificação BNCC
Ensino Fundamental Anos Iniciais
História
Competências
2. Compreender a historicidade no tempo e no espaço, relacionando acontecimentos e processos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais, bem como problematizar os significados das lógicas de organização cronológica.
3. Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e proposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito.
Habilidades:
(EF03HI08) Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado.
(EF04HI03) Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente.
(EF04HI06) Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização.
Geografia
Competências:
1. Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.
3.Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.
6.Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza.
Habilidades:
(EF02GE03) Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável.
(EF03GE11) Comparar impactos das atividades econômicas urbanas e rurais sobre o ambiente físico natural, assim como os riscos provenientes do uso de ferramentas e máquinas.
(EF05GE03) Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento.
(EF05GE08) Analisar transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes.
Língua Portuguesa
Competências:
4. Compreender o fenômeno da variação linguística, demonstrando atitude respeitosa diante de variedades linguísticas e rejeitando preconceitos linguísticos.
10. Mobilizar práticas da cultura digital, diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais para expandir as formas de produzir sentidos (nos processos de compreensão e produção), aprender e refletir sobre o mundo e realizar diferentes projetos autorais.
Habilidades:
(EF15LP12) Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz.
(EF02LP28) Reconhecer o conflito gerador de uma narrativa ficcional e sua resolução, além de palavras, expressões e frases que caracterizam personagens e ambientes.
Ensino Fundamental Anos Finais
História
Competências
3. Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e proposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito.
Habilidades:
(EF09HI17) Identificar e analisar processos sociais, econômicos, culturais e políticos do Brasil a partir de 1946.
(EF09HI18) Descrever e analisar as relações entre as transformações urbanas e seus impactos na cultura brasileira entre 1946 e 1964 e na produção das desigualdades regionais e sociais.
Geografia
Competências:
3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.
6. Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza.
Habilidades:
(EF06GE01) Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
(EF07GE08) Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro.
Língua Portuguesa
Competências:
4. Compreender o fenômeno da variação linguística, demonstrando atitude respeitosa diante de variedades linguísticas e rejeitando preconceitos linguísticos.
10.Mobilizar práticas da cultura digital, diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais para expandir as formas de produzir sentidos (nos processos de compreensão e produção), aprender e refletir sobre o mundo e realizar diferentes projetos autorais.
Habilidades:
(EF89LP34) Analisar a organização de texto dramático apresentado em teatro, televisão, cinema, identificando e percebendo os sentidos decorrentes dos recursos linguísticos e semióticos que sustentam sua realização como peça teatral, novela, filme etc.
Ensino Médio
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Competências:
1. Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.
6. Participar do debate público de forma crítica, respeitando diferentes posições e fazendo escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
Habilidades:
(EM13CHS103) Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).
(EM13CHS606) Analisar as características socioeconômicas da sociedade brasileira – com base na análise de documentos (dados, tabelas, mapas etc.) de diferentes fontes – e propor medidas para enfrentar os problemas identificados e construir uma sociedade mais próspera, justa e inclusiva, que valorize o protagonismo de seus cidadãos e promova o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a empatia.