Relato de atividade em sala de aula

LITERATURA DE CORDEL

Visualizações |
Vote aqui
O Lobisomem e o Coronel
08/04/2008
Educação Física, Filosofia, História
Ensino Fundamental - Anos Finais
150
cristina argentim
EMEF CLEOMENES CAMPOS | SP | São Paulo | Municipal





Trabalhar o gênero popular de tradição
nordestina reconhecendo a riqueza da cultura brasileira.

Etapas do trabalho: 1ª etapa:leitura compartilhada do texto " O coronel e o Lobisomem"; levantamento das características específicas do texto de cordel; conhecimento da história desse tipo de literatura como sua origem e sua esfera de circulação social; assistir ao curta "O Lobisomem e o Coronel" 2ª etapa: leitura de alguns textos de literatura de cordel de autores variados. 3ª etapa: levantamento das informações sobre os textos lidos e a respeito do autor com apresentação para a classe. 4ª etapa: fechamento do tema com apresentação em power point resumindo todas as características da literatura de cordel.

A atividade proporcionou grande interesse dos alunos tanto na leitura do texto quanto no filme. Durante a leitura fomos coletivamente interpretando o enredo para chegarmos à conclusão que trazia o elemento surpresa da trama. Em seguida o vídeo ilustrou e esclareceu nossa leitura. Todos gostaram muito e vários alunos que não tinham entendido a história no momento da leitura do texto se surpreenderam com o final da história ao ver o filme.