Despertar no educando o interesse pelos problemas sociais e políticos do país e do mundo; discutir temas transdisciplinares, como valores humanos, ética e cidadania; despertar o gosto pelo cinema e incentivar o hábito de assistir a filmes e analisá-los; promover o contato com obras que levem à reflexão acerca de temas instigantes; levar o aluno a compreender a multiplicidade de abordagens que é possível a partir de um único objeto de análise;
discutir questões cruciais de nosso tempo, como a sustentabilidade, a distribuição de renda, as políticas públicas de combate à miséria humana.
Motivação: Foram sorteadas na turma algumas questões para que os alunos formulassem hipóteses e respondessem oralmente a elas: Você sabia que existe mais de um tipo de fome? Você conhece o significado da sigla IDH e sabe como esse índice é calculado? Você imagina quantas pessoas no Brasil ainda passam fome? O que quer dizer a palavra lixo? Qual a relação entre fome e lixo? Leitura e interpretação dramática do poema "O bicho", de Manuel Bandeira, como sensibilização. Exibição do vídeo "Ilha das flores"
Leitura de imagens do filme. A turma foi dividida em grupos e cada grupo se incumbiu de apresentar, de forma artística (cartaz, desenho, grafite, mímica, dramatização, texto poético,jogral), respostas para as seguintes questões: (Cada grupo ficou com um item)
a - O que você viu? Personagens / Lugares / Objetos
b - O que você ouviu? Sons / Música / Ruídos diversos
c - O que você sentiu? Sentimentos / Percepções
d - Quais os conceitos e idéias explorados?
e - Qual(is) a(s) crítica(s)contida (s) no filme?
Apresentação dos grupos e avaliação pelos outros grupos. Os trabalhos produzidos em papel foram organizados em um painel
e colocados em exposição. Como atividade de aprofundamento, cada grupo recebeu um texto com um dos seguintes temas e preparou uma síntese e um conjunto de reflexões sobre o texto lido, relacionando-o com o vídeo e buscando a relação entre eles: a- Fome, reforma agrária e distribuição de renda; b - Funcionamento das cadeias alimentares, animais consumidores, produtores, decompositores, teia alimentar; c - Linguagem áudio-visual e estratégias de produção utilizadas no documentário Ilha das Flores; d - Ecossistemas, equilíbrio ecológico, preservação da natureza e respeito ao meio ambiente; e - Capitalismo - origem, história e características.
As questões para motivação deixaram os alunos curiosos, fazendo com que eles fossem à biblioteca e usassem os livros de geografia para descobrir as respostas. Quando ao poema "O bicho" foi lido silenciosamente e depois declamado por dois alunos alguns alunos manifestaram o impacto que o texto causa.
O filme despertou muita curiosidade e foi assistido atentamente. A apresentação da leitura de imagem, feita de forma lúdica, permitiu que os alunos expressassem como receberam o filme e o que entenderam. Um dos cartazes produzidos, relacionado aos sentimentos e percepções, apresentou gravuras de crianças chorando, pessoas maltrapilhas vagando pelas ruas, favelas. Foram escritas palavras que sintetizavam seus sentimentos: dor, fome, tristeza, medo, raiva, ódio, pena etc.A crítica contida no filme foi expressa por um texto poético em que se denunciava a ganância humana, a falta de solidariedade, o caos e a violência do mundo contemporâneo.O tomate e seu ciclo de vida esteve presente numa história em quadrinhos produzida em resposta à questão: o que você viu? personagens/ lugares/ objetos. A atividade final, com a leitura dos textos de aprofundamento e a conexão entre o texto, o poema e o vídeo, veio mostrar ao educando a seriedade do trabalho realizado e das questões propostas, bem como ajudá-los a refletir sobre a responsabilidade de cada indivíduo nas questões sociais e políticas do mundo contemporâneo.