Relato de atividade em sala de aula

O QUE É LIBERDADE?

Visualizações |
Vote aqui
Ilha das Flores
09/11/2007
Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Finais
80
maria julani da silva soares
EEMTI IRMAO URBANO GONZALEZ RODRIGUEZ | CE | Fortaleza | Estadual





O objetivo da projeção foi
que os alunos compreendessem melhor o sentido da palavra liberdade, refletir sobre até que ponto a liberdade traz cidadania e
sobre o desperdício da merenda escolar.

Apresentação do material em detalhes: leitura dos títulos POR QUE ILHA DAS fLORES? Anotar todos os pareceres, idéias sobre o título para que depois fosse feito um comparativo de acertos nos palpites. Primeira projeção; após impacto causado e inúmeras indagações, nova projeções para melhor percepção. Mais anotações e discussão sobre as mesmas ou indagações pertinentes. Esclarecimentos de dúvidas na própria sala de vídeo com os alunos organizados em círculo para a realização da atividade oral envolvendo perguntas e respostas entre professor e alunos. Proposta de escrita: O que é liberdade? Quem realmente tem liberdade na Ilha das Flores e por quê? Por que a afirmação: Deus não existe? Outra produção textual: sua opinião sobre a Indepência do Brasil: a qual liberdade se reflere? Que parte refere-se ao Brasil de 1822? Quais as nossas correntes atuais? Atividade de Língua Portuguesa com Arte:charge com o tema "Essa Tal Liberdade" e relatório escrito.

Foi muito gratificante e emocionante ver as expressões dos alunos quando assistiram Ilha das Flores."De flores só o nome", falou um deles. "O lixo é alimento de pessoas". "Os porcos são mais privilegiados do que crianças". "Isso não é verdade, é só de mentirinha?". "Não sabia que há lugares desse jeito ". Foram muitas as reflexões! Eles são alunos da periferia de Fortaleza mas talvez nunca tenha visto tanta miséria, concluindo-se que dignidade humana não existe para alguns. O filme serviu para refletirmos sobre a verdadeira liberdade, compararmos com a situação dos escravos quando foram libertos, sendo quase idêntica aos sem tetos e sem trabalho da Ilhas das Flores. O resultado vísivel foi o respeito pela merenda escolar. Agora ninguém pega para estragar.Detalhe: quase não sobra. O curta Ilha das Flores, pela forma que foi elaborado, torna-se diferente dos outros pela narrativa e pela imagem significativa. Percebemos que, em seus poucos minutos , é abrangente a muitas disciplinas, podendo ser utilizado em Ciências Humanas ou Exatas. Depois da segunda projeção, os alunos perceberam assuntos discutidos em História, Matemática, Geografia, Religião, Química, Física, etc.As charges produzidas pelos alunos foram fantásticas!Foi sensacional!