Relato de atividade em sala de aula

RELEMBRAR É VIVER

A Velha a Fiar
30/10/2008
Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Finais
120
Maria Lucia Monteiro



Trabalhei, no começo do segundo semestre, com a Oficina de Poesia, do concurso "Escrevendo o Futuro", do Banco Itaú, com os alunos das 6ª séries, da EMEF Professor Nelson Pimentel Queiroz.
Resolvi utilizar os vídeos do "Porta Curtas", para ampliar o panorama sobre poesia e poema e também não perder a oportunidade de utilizar outros meios de comunicação, ou seja, outros tipos de linguagem.
Como minha EMEF está sem espaço para Sala de Vídeo, solicitei à professora orientadora da Sala de Leitura, Sra. Siomara F. Jorge, que passasse o seguintes vídeo:
1. "A Velha a Fiar" - 6min

Baseando-me nos Pareceres Pedagógicos do "Porta", com o vídeo procurei mostrar outras formas de poesia, com Canções Escoteiras: "A Velha a Fiar" e "Bom Dia" e definindo e explicando o que eram Parlendas, Trava-línguas, Adivinhas e Cantigas de Roda. Para esta última, os alunos escutaram a música "Redescobrir", de Gonzaguinha, através da 1ª faixa do CD "Ciranda de Pedra", cantada por Elis Regina.

Os alunos gostaram muito e relembraram brincadeiras. Mais uma vez constatei que eles não apreciam apenas Rap ou Funk, mas de tudo, desde que apresente outros ritmos dentro de um determinado contexto e valorizando a qualidade de cada música, sem, é claro, menosprezar a que eles gostam. Gostei muito de trabalhar com os vídeos do "Porta Curtas", que, por serem pequenos, são mais fáceis de serem assimilados e recordados pelos alunos.