Relato de atividade em sala de aula

REVIVER O PASSADO-REENCONTRO COM AS RAÍZES.

A Velha a Fiar
26/10/2008
Ciências, Geografia, Língua Portuguesa
Educação de Jovens e Adultos
18
cleide brasil rodrigues



Reviver histórias do passado - infância,cantigas de roda,parlendas, brincadeiras, adolescência.
Conhecer e respeitar as diversidades regionais.
Identificar situações conscientizar/prevenir/cuidados saúde.
Perceber modos diferentes de viver.
Compreender e valorizar expressões culturais locais.
Refletir sobre mudanças ocorridas entre zona rural e zona urbana.

Pesquisa na biblioteca e Internet sobre as diversas regiões brasileiras (passado x presente). Coleta de material sobre as diversas regiões brasileiras(passado x presente). Preparação do ambiente para exposição do curta pelos alunos. Explanação sobre tópicos do filme, com questionamentos sobre modos de vida nas diversas regiões brasileiras. Exibição do filme A Velha a Fiar, retorno ao passado. Reapresentação do filme A Velha a Fiar,agora com a letra da música (parlenda), sendo cantarolado pelos alunos. Após análise do filme foi escolhido o título para o relato da experiência - Reviver o passado-reencontro com as raízes. Identificação da região para montagem do painel, foi unanimidade: Região Nordeste. Breve debate sobre conscientização/prevenção, ressaltando os cuidados com a saúde/meio ambiente. Montagem de um painel sobre modos diferentes de viver da região Nordeste.

O trabalho foi gratificante,pois todos os alunos ficaram envolvidos durante a exibição do filme, para alguns retormo ao passado - casa da avó, comidas, brincadeiras, cantigas de rodas, ar puro do campo, carro de boi, banho no rio, enfim um saudosismo do tempo que se foi e que não volta mais, por encontrarem-se morando na cidade em pequenos espaços. Para outros, foi a descoberta de modos de viver diferentes: costumes caseiros, animais soltos no terreiro, dentro de casa(este fato, foi muito questionado por todo grupo,sobre higienização/saúde), as brincadeiras ao ar livre, forno a lenha, moinho dágua, vassoura de botão,a roda de fiar,o carro de boi (meio de transporte),foi observado por eles que alguns objetos ainda são utilizados em muitos lugares (panelas barro,tapetes algodão,etc),e que os móveis antigos,hoje são usados como objetos de arte.Durante todo trabalho ficaram cantarolando a letra da música,identificando fatos da diversidade nas regiões brasileiras, enquanto faziam a montagem dos paineis da Região Nordeste.Foi marcante o grande interesse dos alunos pela busca de todos os detalhes sobre o filme, destacando imagens em preto e branco, resgatando o passado, o ontem, e em outro painel, do presente, todo colorido com as modernidades da nova sociedade tecnológica: casas/ apartamentos modernos,comidas industrializadas,computadores,celular,jogos eletrõnicos,etc. Foi um verdadeiro Caça ao Tesouro pela busca dos detalhes para os paineis: diversos recortes de revistas,desenhos coletados na internet em preto/branco.Era uma alegria só,toda vez que encontravam detalhes sobre o passado x presente,essa interatividade do grupo, facilitou o ensino-aprendizagem dos conteúdos vivenciados. Por fim, os paineis foram expostos no hall da escola para que todos pudessem fazer um resgate das formas de viver, passado x presente (mudanças modos de vida, ritmo do tempo, os novos papéis socias,etc). Enfim, um recorde da nossa realidade (ontem x hoje).