Relato de atividade em sala de aula

EXITE SOLUÇÃO?

Visualizações |
Vote aqui
Ilha das Flores
26/10/2007
Geografia, Língua Portuguesa
Ensino Médio
32
Kenea Soares Costa Teixeira
COLEGIO ESTADUAL DA POLICIA MILITAR DE GOIAS ROSA TURISCO DE ARAUJO | GO | Anicuns | Estadual






O filme "Ilha das Flores" proporciona:
- uma profunda reflexão social e econômica;
- a percepção visual das famílias moradoras no "lixão";
- uma sensibilização mediante as cenas sub-humanas;
- linguagem verbal e visual;
- o estudo dos gêneros textuais ( resenha crítica e sinopse);
- uma visão integrada da realidade social, evidenciando as interdependências entre a miséria e a política nacional e internacional.

Como toda prática pedagógica,houve o planejamento das aulas(com duração para quatro aulas);primeiro interpretou-se o poema de Manuel Bandeira " O bicho",usado como uma preparação para o filme "Ilha das flores". No dia seguinte exibiu-se o filme para na primeira estância observarem as cenas e depois em reprise, anotarem questionamentos, dúvidas, curiosidades e suas percepções gerais.Na terceira aula fez-se um debate, utilizando as anotações dos alunos, os quais promoveram um discussão calorosa sobre as desigualdades sociais e econômicas,na tentativa de encontrar soluções. Em meio ao debate foi possível aplicar teorias sobre os gêneros textuais e as figuras de linguagem (ironia, hipérbole,eufemismo e sinestesia). Na quarta aula os alunos produziram seus textos, utilizando-se da teoria estudada em combinação com os argumentos necessários sobre o filme apresentado.

Os resultados superaram as expectativas,pois foi, sem "sombras para dúvidas", muito positivo.Os alunos interessaram-se pelo filme exibido e até solicitaram um outro curta; muitos alunos pediram o endereço eletrônico para saber mais detalhes do projeto.O melhor resultado foi concluir com êxito todo um trabalho planejado, o qual teve um total envolvimento do corpo discente e uma satisfação pessoal de ter realizado um trabalho teórico e ao mesmo tempo lúdico para os alunos.Outro aspecto positivo foi a interdiciplinaridade com os demais professores, os quais perceberam que através do filme é possível explorar outras disciplinas e conteúdos, como por exemplo a língua espanhola, a geografia, biologia e química. Deve-se ressaltar os devidos agradecimentos à equipe organizadora deste projeto, o qual proporcionou e proporcionará aulas sem rotinas e uma elevada dose de reflexão para os alunos.