Relato de atividade em sala de aula

TECENDO HISTÓRIAS

A Velha a Fiar
30/10/2008
Biologia, Geografia, História
Educação de Jovens e Adultos
30
Carlos Alberto Antunes Carmo



Contribuir para a formação cultural e intelectual dos alunos;favorecer o conhecimento de diversas sociedades historicamente constituídas, por meio de estudos que considerem múltiplas temporalidades;situar acontecimentos históricos e localizá-los em uma multiplicidade de tempos;desencadear o despertar de uma consciência crítica e de responsabilidade para com a preservação do patrimônio e conseqüentemente consigo mesmo; provocar a percepção da relação do patrimônio com sua identidade pessoal e cultural; capacitar os alunos a compreenderem seu mundo, seus valores, sua memória pessoal e coletiva; compreender a atividade turística como fonte geradora de emprego e renda; apreciar a exuberância e a diversidade da fauna e flora.

Estudamos em nosso livro didático a primeira e segunda revolução industrial, assistimos ao filme "a velha a fiar", assistimos filmes de Mazzaropi, (Jeca tatu e Cbranca), com o intuito de compreender o cenário do Brasil rural e caipira, anterior à industrialização. Visitamos a fábrica de tecidos (Ciic), uma das mais velhas do Brasil, onde observamos todas as etapas da produção industrial. Recebemos a doação de 100 metros de tecidos para confecção de sacolas ecológicas e panôs, onde retratamos nossos bens patrimoniais, culturais e naturais, com recorte e colagem de tecidos. Estudamos textos sobre a importância de conhecer e preservar o nosso patrimônio histórico e cultural. Pesquisamos sobre a história e a importância de nossos bens patrimoniais e culturais. Visitamos o centro histórico de nossa cidade onde realizei aulas práticas. Estudamos mapas da estrada real, textos sobre o ciclo do ouro, reportagens de jornais sobre a guerra dos emboabas, turismo, ecologia e gastronomia na estrada real, estudamos textos de escritores locais sobre a história de nossa cidade e do distrito de Acuruí (trecho da estrada real em nosso município). Fizemos uma caminhada ecológica e cultural (aprendendo com os pés na estrada) pela estrada real, (8 km) onde observamos o patrimônio histórico, natural e cultural de nossa região. Visitamos igrejas do século XVIII. Finalmente saboreamos variados pratos da gastronomia local em um delicioso almoço. Visitamos a loja dos artesãos, onde adquirimos lembranças e delícias da culinária local. Criamos um blog onde descrevemos todos os objetivos e todos os trabalhos realizados,com fotos,filmes,relatos e histórico de nossa escola.Visite nossa página:http://www.bloggercemi.blogspot.com/

Para os alunos todo conteúdo é uma nova experiência. As atividades realizadas durante o desenvolvimento do "projeto curta na escola", segundo os alunos, possibilitaram momentos de descontração, alegria e muito aprendizado, tornando possível compreender na prática o processo da industrialização, com a visita a fábrica de tecidos (Ciic), causando reações surpreendentes e inusitadas nos alunos. Os filmes de Mazzaropi causaram momentos de descontração e alegria. A confecção das sacolas e dos panôs foi muito interessante, pois revelou grandes artistas e suas habilidades. As aulas práticas no centro histórico e durante a caminhada na estrada real, segundo os alunos proporcionaram momentos marcantes em suas vidas. Os alunos querem saber quando vai acontecer, segundo eles, "novas aventuras". Cada aluno participante do projeto recebeu um CD com todos os trabalhos realizados. Um abraço e até a "Coleção Curta na Escola 3."