Relato de atividade em sala de aula

SE A LEI GARANTE ALIMENTO,POR QUE HÁ FOME?

Visualizações |
Vote aqui
Ilha das Flores
09/11/2007
História
Ensino Fundamental - Anos Finais
25
Elaine Terezinha Schmidt
COL ESTADUAL JACOB ARNT | RS | Bom Retiro do Sul | Estadual





Despertar o interesse pelo conteúdo em estudo através do uso da tecnologia, que nos permite ilustrar situações, através das quais os alunos realmente entendam a História.

O conteúdo em estudo era a época do governo do então presidente José Sarney. Os alunos em grupos estudaram artigos da Constituição de 1988, referente aos direitos garantidos em lei a todos os cidadãos. Logo após fomos assistir ao curta "Ilha da Flores", que deixou os alunos bastante perplexos.

Na aula seguinte um debate foi aberto, onde os alunos puderam opinar a respeito da situação apresentada no filme e a contradição da lei, que para os alunos não passa de um "papel", e que em nossa sociedade a desigualdade social é enorme, pois como mostra o filme "lha das Flores"o capital está na mão de poucos, garantindo a eles o direito de escolha. Aos que não detêm o capital e nem possuem "dono" que os alimente, ficam subjugados aos restos dos animais. A eles não resta nem a dignidade. A turma então decidiu fazer uma pesquisa nos supermercados, a fim de verificar o custo da alimentação de uma família de 4 pessoas. A pesquisa dividiu-se em alimentação saudável, incluindo frutas e verduras, e outra com a cesta básica, sem os ítens como frutas, verduras. Cada aluno fez a pesquisa também em sua família, apresentando uma lista dos ítens consumidos em um mês e os gastos referentes aos mesmos. A culminância ocorreu na semana seguinte com a turma organizando seu mural, expondo uma cópia da lei federal que garante que o salário minimo seja suficiente para suprir as necessidades básicas de uma família. Também foi feito um painel com fotos de situações de miséria e outras em situações de luxo e abundância. As frases usadas no mural foram: " Além do horizonte deve ter algum lugar bonito pra viver em paz"; "Lá nesse lugar o amanhecer é lindo"; "Porém o que poucos têm, a maioria necessita".