Relato de atividade em sala de aula

AINDA HÁ FLORES...

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Ilha das Flores
28/11/2007
Língua Portuguesa, Sociologia
Ensino Médio
80
Tomáz F R
ALMIR PEREIRA BAHIA REVERENDO | SP | Taboão da Serra | Estadual





Os objetivos mais importantes da exibição do filme para os alunos do ensino médio eram englobar, interdisciplinarmente, as questões éticas, tanto ambientais como sociais.Tendo em vista que o filme aborda o nível sub-humano de existência de pessoas que se alimentam de restos obtidos em um "lixão", foi de grande valia para meus alunos, pois tiveram uma primeira exposição ao que constitui a ética e como é que tal parte da filosofia está presente em nossas vidas. Puderam discutir alternativas para o consumo consciente, para a reciclagem e para novas tecnologias que beneficiem o equilíbrio ecológico, assim como, medidas de saneamento e intervenção para a população que vive do aterro.Principalmente, falamos sobre direitos humanos e os desafios que enfrentamos e enfrentaremos.

Primeiro, debate conduzido pelo professor, onde os alunos puderam expor suas opiniões sobre o filme, fazer um paralelo com notícias recentes da mídia com mesma temática e também relatar suas vivências com este tema. Depois, narrativa dos aspectos centrais do filme e elaboração de uma pequena redação sobre os tais aspectos. Ao fim das atividades, tiveram uma aula sobre ética e valores, sendo instruídos acerca da origem da palavra ética, dos principais pensadores desta e de como tal conceito aplica-se e deve se aplicar em todas as relações humanas, inclusive com tudo aquilo que não é humano. Em tal aula salientei muito como é que outras disciplinas (como história e geografia, biologia e sociologia) relacionavam-se com o mesmo fato, sempre insistindo em uma transição livre por estas matérias, como forma de mostrar empiricamente como é que tal saber compartimentado pode e deve ser unificado. Falamos muito sobre os valores morais e como é que estes moldam nossas relações sociais; como estes mesmos valores permeiam (ou deixam de permear) as opiniões que toda a sala teve sobre o filme.

O resultado foi o máximo! Embora no começo do filme tivessem ocorrido muitas piadinhas (principalmente esta: ó lá, a favelinha aqui de trás da escola...), ao começarem as imagens das pessoas catando o lixo se instaurou grande silêncio (a miséria sempre assusta...). Esta é uma escola da periferia do Taboão da Serra. Meus alunos não são abastados e talvez este fato tenha tornado o filme tão contundente. Alguns chegaram a dizer: vou ficar rico e acabar com esta palhaçada! Sabemos da dificuldade inerente ao processo de ensino que é medir o quanto o aluno aprendeu; sei também que relatar esta experiência é importante para coletivamente afirmarmos a importância deste trabalho, mas nada pode evidenciar mais seu sucesso do que as faces que pde ver apiedando-se da situação dos seres que subsistem do aterro. Com esse trabalho, os alunos abriram-se para a percepção de conceitos que, antes do filme, lhes pareciam tão distantes.