1) Experenciar através do filme as dimensões históricas, sociais e culturais da capoeira. Desde seu surgimento à conteporaneidade. 2)Visualizar e buscar reconhecer alguns fundamentos da capoeira como por exemplo a figura do mestre, o local de realização do jogo da capoeira - a roda, a profunda relação histórica afro-brasileira daquela prática corporal, a musicalidade envolvida nesse contexto, assim como o necessário respeito ao plural para a prática da capoeira. 3) Reconhecer a modalidade curta-metragem como expressão cinematográfica alternativa. 4) Exibí-lo nas cinco sextas séries da escola no interior do conteúdo capoeira em Educação Física.
Iniciávamos o ano letivo em uma nova escola. Uma nova experiência tanto para o professor, quanto para os alunos e alunas. Historicamente, a Educação Física ficou muito marcada, quando não compreendida como sinônimo, pela dinâmica do esporte. E para o início efetivo das atividades trimestrais o conteúdo proposto para o trabalho, de imediato, fugia dessa configuração hegemônica para a disciplina. O desafio de refletir sobre a capoeira tornar-se-ia o tema de nossas aulas nos proximos períodos.
A capoeira inscreve-se na prática social do alunado curitibano de diversas formas e a mercadorização dessa manifestação da cultura corporal se faz presente, quando são relatados casos da impossibilidade de prática da mesma, devido à condições financeiras desfavoráveis. Daí a importância de trazê-la à escola pública. Ao mesmo tempo, cumpre-se com a importante indicação da lei 10.639/03, que apesar de não indicar tal disciplina em especial, aponta a necessidade de os conteúdos referentes à história e cultura Afro-Brasileira serem ministrados no âmbito de todo o currículo escolar.
Realizamos uma semana introdutória ao conteúdo, na qual discutimos o local da capoeira na prática social do alunado, assim como realizamos atividades de aproximação ao histórico da capoeira por meio da leitura de textos, exibição de vídeos e de alguns exercícios sobre as movimentações básicas capoeirísticas.
Na sequência dessa semana, propusemos a exibição do curta-metragem Maré Capoeira (2005) pois este traz nos seus poucos minutos os fundamentos e os elementos históricos da capoeira que queríamos trazer à tona naquele momento da aula.
Realizamos a exibição após uma apresentação acerca do formato curta-metragem, onde explicitamos as características dessa modalidade, assim como ressaltamos sua possibilidade enquanto alternativa cinematográfica. Durante a exibição, prescrevemos como tarefa aos alunos e alunas a anotação de pontos importantes do filme, tais quais suas dúvidas e curiosidades.
Durante a exibição, alguns comentários paralelos entre colegas, uma ou outra dúvida e em algumas turmas, o riso generalizado no momento em que Maré, ao realizar um golpe em Tatuí e essa esquiva-se rapidamente numa ponte invertida, comenta "caraca maluco! mulher elástica".
Após a exibição, pudemos retomar alguns conteúdos trabalhados na semana anterior agora ilustrados pela voz de Maré, especialmente o desenvolvimento histórico da capoeira - de sua condição de luta de resistência, que passa por um período em que sua prática é criminalizada.
O formato curta é apropriado às aulas de Educação Física, pois permite além fruição da obra, a discussão da mesma em um único período de aula, o que nos pareceu bastante interessante equanto experiência didática.
Alguns momentos do filme que demonstram especificidades do jogo da capoeira ainda permaneceram nebulosos aos alunos e alunas, pois iniciávamos o trabalho com esse conteúdo, faltando ainda alguns elementos ao grupo para compreensão de todo o ritual capoeirístico.
Também buscamos ressaltar das cenas, pequenos detalhes de importância essencial. O pedido de proteção que Maré realiza antes de entrar na roda e o cumprimento ao camarada de jogo são exemplos importantes de fundamentos básicos da capoeira. O primeiro, a humana religiosidade. O segundo, o respeito ao colega sem o qual o jogo seria impossível. Outros destaques que buscamos fazer foram no sentido da relação do menino com sua família e a capoeira. A participação da mãe "jogando muito" nas cenas foi destacada nas anotações do alunado e isso nos possibilitou entrar nas relações familiares especialmente no interior da cultura afro-brasileira, onde a oralidade é presente na transmissão das tradições - inclusive da capoeira. A cena permitiu também a ode à participação plural de homens e mulheres na roda da capoeira, condição que esta bem explicitada nas cenas do curta e nos serviu de ótimo incentivo ao grupo composto por meninos e meninas.