Relato de atividade em sala de aula

SUPREENDENTE.

A Velha a Fiar
02/09/2008
Geografia
Ensino Fundamental - Anos Finais
35
marciano José Emilio da Silva



Analisar o espaço Geográfico para diferenciar o lugar onde vivem do espaço como um todo.
Compreender a realidade das fazendas antigas e como eram os costumes da época.
Estudar os diferentes comportamentos, como por exemplo a função de cada um na história.
Relacionar o filme com o cotidiano dos alunos da escola Maurício Germer e pesquisar as tradições antigas presentes neste bairro para relacionar com a máquina de fazer fios e com o trabalho da época.

Os alunos tiveram que prestar bastante atenção e anotar tudo o que compreenderam sobre o filme, relacionando-o com o dia dia deles e comparando o espaço geográfico mostrado no filme com o espaço deles. Pedi também que fizessem uma comparação entre as atividades que suas famílias exercem e as atividades que passaram no filme, fazendo com que construissem a evolução do trabalho dos tempos antigos até os dias atuais, bem como um esboço sobre qual é o espaço de cada nessa história.

Para ser bem sincero, no início do filme os alunos não demonstraram muito interesse pelo fato do filme A Velha a Fiar ser em preto e branco. Começaram a fazer um pouco de barulho na sala, mas quando a cantoria e as paisagens começaram todos ficaram em silêncio e passaram a anotar detalhes sobre o filme. No final eles estavam muito contentes, tanto que tive que passar o filme novamente. A duração do curta é de apenas 6 minutos, mas tem um conteúdo riquíssimo! Depois do filme perguntei a eles o que acharam e só obtive respostas positivas. Alguns alunos ficaram repetindo a música e comentando que o cenário era muito meigo. Na sala de aula eu propus que repetissem a música, e todos conseguiram, apenas no início alguns erraram... Cantamos por um bom tempo: "A morte na mulher, a mulher no homem, o homem no boi, o boi na água, a água no fogo, o fogo no pau, o pau no cachorro, o cachorro no gato, o gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar..." Enfim, creio que esta experiência foi muito gratificante e que eles nunca vão esquecer... E é justamente esta a proposta da educação atual: que nunca se esqueçam daquilo que aprenderam na escola!