Relato de atividade em sala de aula

A VELHA A FIAR

A Velha a Fiar
15/10/2008
Língua Portuguesa
Ensino Médio
26
Maria Célia Matias



1-Conhecer a vida na fazenda antes da tecnologia.
2-Identificar quais alunos conhecem algum dos instrumentos mostrados no curta, entre eles a máquina de fiar.
3-Memorizar a seguência dos fatos na música.
4-Identificar a relação dos seres apresentados na música.
5-Resgatar algumas brincadeiras de infância,
mostrando os valores que elas possuem.
6-Mostrar a importância de valores que não sejam os financeiros.

1-Explanação oral sobre o título do filme. 2-Explanação sobre a indústria têxtil e a variedade de tecidos proveniente do fio de algodão. 3-Exposição de algumas peças de algodão, inclusive do famoso algodão colorido da Paraíba. 4-Exibição do filme. 5-Jogo de memorização 6-Premiação para quem souber cantar a música seguindo toda a sequência. 7-Percepção da relação da seguência dos fatos apresentados. 8-Pesquisa de atividades folclóricas como: quadrinhas, músicas e brincadeiras.

No início, acharam estranho, o filme em preto e branco, com ações que não fazem parte do cotidiano deles e uma personagem nada original, mas gostaram do desafio de memorizar a seguência da música e até acharam a velha engraçada. Houve quem lembrasse de algumas quadrinhas populares tais como "Hoje é domingo" e outras manifestações populares, como brincadeiras e músicas, valores que passam de pai para filho e que são inesquecíveis.