Relato de atividade em sala de aula

CURIOSIDADE

A Velha a Fiar
22/09/2008
Geografia
Ensino Fundamental - Anos Finais
25
WAGNER MEM DE SA



O objetivo foi desenvolver nos alunos a sensibilidade no olhar, a observação do que há por trás das imagens e sons, bem como, o contato com a cultura, com a vida de um mundo que não mais existe, a saber, o ambiente rural dos anos 60 que nos remete aos tempos dos avós, além
de conhecer o projeto pedagógico "curta na escola".

Apresentação do Projeto "Curta na Escola"; explanação dos objetivos da projeção dos filmes; explicação dos detalhes a observar; escolha dos filmes a analisar; discussão sobre os filmes vistos; relatório dos filmes (escrito).

Os resultados me surpreenderam, porque cada sala foi uma realidade diferente, e todas escolheram e gostaram mais do filme "A velha a fiar". A experiência também foi feita com o Ensino Médio, com resultados semelhantes. O que mais agradou os alunos foi a música, que é engraçada e tem bom ritmo. Os alunos não faziam idéia de como era uma vida sem água encanada, luz elétrica e internet. Alguns concluíram que as cenas mostram uma sequência análoga à cadeia alimentar, porque cada situação supera e substitui outra. Eles cantaram, acompanhando o ritmo. Riram muito. O início do filme fez os alunos pensarem que seria chato, e não entenderam bem que era uma introdução. Depois expliquei que mostrava a vida na roça, sem as facilidades de hoje. Também acharam estranho a filmagem em branco e preto, embora tenham considerado de boa qualidade. O mais importante é que fizeram muitas perguntas sobre o filme e a situação que ele apresenta, que foi o "mote" para explicar o ambiente e explorar melhor o filme.