Relato de atividade em sala de aula

TRAVA-LÍNGUAS

A Velha a Fiar
25/10/2008
Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
25
Maria Jani Costa do Nascimento



Conhecer melhor as características do trava-língua, visando despertar, através do filme, a esperteza e a forma rápida de falar sem errar o português, enriquecendo o cotidiano escolar.

1o passo: Descobrir o que os alunos já sabiam a respeito de trava-línguas. 2o passo: Assistimos ao filme. Depois, em sala de aula, cada aluno fez um rascunho de um trava-língua. As dúvidas foram surgindo. 3o passo: Na aula seguinte, cada aluno foi alterando sua atividade, fazendo as modificações necessárias quanto à ortografia, acentuação gráfica, colocação das palavras em rimas coerentes. 4o passo: Leitura dos trava-línguas e a escolha dos mais criativos e engraçados. Foram escolhidos os 5 (cinco) melhores, que foram lidos novamente.

O trabalho foi bastante positivo, pois os alunos se interessaram fazendo perguntas, debatendo entre si, ajudando-se mutuamente quanto à colocação das rimas. A alegria foi contagiando a todos à medida que os textos eram lidos, pois expunham a criatividade da turma. Houve muita descontração. A experiência foi muito proveitosa, pois os alunos aprenderam de forma lúdica a fazer esse tipo de texto.