Relato de atividade em sala de aula

BIOÉTICA E MEIO AMBIENTE

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Ilha das Flores
18/11/2009
Biologia
650
Denise S D Bernini





sensibilizar o ser humano com a vida no Meio Ambiente, conforme os conceitos tratados na Declaração Universal dos direitos humanos, tal qual Na Constituição no Art. 225.

Assista o Curta metragem "ilha das Flores" no link abaixo e responda as questões a seguir: 1.Na Constituição o Art. 225 - Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Relacione a vida dos moradores da Ilha das Flores com este artigo, indicando onde seus direitos estão sendo desrespeitados. 2.Qual município que você mora? 3.Pesquise e indique onde é armazenado o lixo no seu município? 4.Quais sugestões você apontaria para melhorar a situação do lixo no seu município? 5.Na sua área de estudos/atuação como você poderia trabalhar junto a comunidade a questão da Bioética e o Meio Ambiente? 6.O que é IDH (Índice de desenvolvimento Humano) e qual a relação do IDH com a qualidade de vida? 7.Qual o papel da educação nesse processo? Publique sua atividade no Fórum "M2 Atividade 2 - Bioética e o Meio Ambiente" até 14/09 Para aprofundamento nos estudos a sugestão é a leitura do texto anexo Ecologia e Bioética

AS questões propostas propunham que o aluno buscasse na sua realidade como é o tratamento do lixo, fizesse a relação com a decaração universal dos direitos humanos e a contituição. Por se tratar de 16 turmas de graduação do Sul do Espírito Santo, encontramos nos relatos uma grande diversidade de respostas, pois os alunos são oriundos de variados municipios diferentes. O que mais chamou a atenção é que muitos municípios ainda não tem nenhum cuidado com o lixo produzido, e uma grande parcela compra espaço em lixões de outros municipios para descarregar o lixo produzido. A atividade foi muito significativa, pois proporcionou ao aluno a condição de perceber suas responsabilidades sociais, mesmo não sendo diretamente responsável por situações como esta, além de levá-lo a conhecer o que acontece na sua comunidade, coisa que muitos desconheciam.