Relato de atividade em sala de aula

ILHA DA FLORES

Visualizações |
Vote aqui
Ilha das Flores
30/09/2010
Sociologia
Ensino Médio
18
Edinalva Ferreira Gonçalves
CENTRO ESTADUAL DE EDUCACAO PROFISSIONAL EM ALIMENTOS E RECURSOS NATURAIS PIO XII | BA | Jaguaquara | Estadual





Os objetivos do curta Ilha das Flores, associado ao curta Bilu e João foram: Discutir a questão dos problemas sociais como resultado do mau uso da globalização; Analisar os impactos ambientais causados pela excessiva produção de lixo e como o reaproveitamento de alimentos e reciclagem poderiam resolver tanto os problemas sociais quanto ambientais. Buscar pontos de convergências entre os dois filmes.

Inicialmente, gostaria de dizer que este é o meu primeiro contato com este Projeto, mas já trabalho com Curtas há algum tempo utlilizando-me dos recursos da TV Pen Drive da Escola. Num primeiro momento os estudantes assitiram ao filme Ilha das Flores e em seguida, Bilu e João. Após, foi aberto o espaço para discussões, opiniões e depoimentos dos estudantes em relação aos dois filmes. Toda discussão foi gerada em torno da perplexidade de cada um com a parte final de Ilha das Flores e dos riscos e esforços das duas crianças, João e Bilu, moradores de uma favela, em recolher material reciclável para vender.Após essa introdução, os estudantes passaram a analisar as duas faces da Globalização e perceberam-se inseridos no contexto dos filmes em algumas situações como: o desemprego de muitos pais, o desperdício deles com a merenda da escola, a desvalorização do trabalho dos coletores de material reciclável e a importância dos mesmos.Em seguida, confeccionaram cartazes de conscientização que foram expostos na área aberta da escola.Na aula seguinte uma equipe trouxe uma pessoa que fazia coleta de material reciclável. Os alunos ouviram seu depoimento fizeram perguntas e e puderam ouvir dessa pessoa que ela se sentia excluída por causa do preconceito chegando a dizer que certos animais eram muito mais valorizados e que algo que muito a constrangia naqueles dias, era o fato de uma determinada pessoa na cidade sempre que lhe oferecia cafezinho durante a coleta do material em sua porta mandava que ela levasse o copo para casa.A moça concluiu dizendo que aquele momento na escola foi muito importante para ela porque sabia que seus filhos tinham vergonha da mesma por ser catadora de material reciclável, mas que a partir daquele momento a visão dos estudantes seria outra e consequentemente dos filhos dela que um dia, quando maiores, estudariam naquela escola. No final da entrevista, a moça foi aplaudida de pé.

Esse tipo de experiência tem sido muito proveitoso, pois os estudantes por gostarem de filmes se sentem motivados e participam muito mais das aulas. Chegam a dizer que os horários das aulas passam muito rápido. Também muitos assuntos atuais podem ser discutidos e são lições que ficam por toda vida. Percebe-se nesses momentos que a aula tem de fato significado para todos. Atualmente não estou trabalahndo com a disciplina Sociologia, mas atuo na área de RESSIGNIFICAÇÃO DE DEPENDÊNCIA, onde também tenho utilizado, juntamente como outros colegas, desses recursos. Fomos contemplados com alguns recursos tecnológicos como TV PEN DRIVE, DATA SHOW, DVD o que tem nos ajudado muito. Esse tipo de atividade, ou seja, o uso dos Curtas, tem crescido muito e em todos os depoimentos que tenho ouvido, posso sentir realmente que tem contribuído para o desenvolvimento dos estudantes. Fico muito feliz em saber que apesar de não conhecer o projeto aqui em nossa escola já tínhamos desenvolvido trabalhos com filmes como Ilha das Flores e outros. Espero a partir de agora ampliar muito mais as nossas atividades.Em relação aos aspectos lúdicos de reações dos estudantes, na explanação feita na Sequencia de atividades, exposta acima, fica muito clara a reação dos mesmos.