Relato de atividade em sala de aula

O MESTRE DO ACASO

Visualizações |
Vote aqui
Por Acaso Gullar
27/05/2012
Língua Portuguesa
Ensino Médio
42
Cristina Portela de Lima Velos
ESCOLA DE REFERENCIA EM ENSINO MEDIO JARINA MAIA | PE | João Alfredo | Estadual





1. estudar aspectos da poesia Modernista; 2. conhecer características do poeta Gullar, bem como de sua poesia; 3. entender a relação entre o título e o filme; 4. estimular o prazer pela leitura.

1. Leitura do texto "Traduzir-se" de Gullar; 2. Exposição, pelos alunos, das ideias apresentadas no texto; 3. Reflexão sobre os versos que lhes chamaram a atenção; 4. Apresentação, pela professora, da biografia de Gullar e comparativo com aspectos do texto lido. 5. Hora do Curta. O filme foi apresentado aos alunos; 6. Discutimos "o ato de criar do poeta", a forma como Gullar produz suas obras e a relação com o título do filme.

O resultado foi bom, mas alguns acharam que Gullar poderia criar suas obras de forma diferente, não acharam sentido nos quadros produzidos a partir do "acaso" de um gato. Os objetivos foram atingidos, inclusive para a busca de ideias sobre títulos para suas futuras redações. O que gostaram bastante foi da fábula contada por Gullar sobre o camponês que salva a cobra e depois é atacado por ela: analisaram a moral, fizeram comparações.