Relato de atividade em sala de aula

APRENDENDO A GOSTAR DE LER

Visualizações |
Vote aqui
Clandestina Felicidade
13/09/2012
Filosofia, Sociologia
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
15
Nívia Mª Netto Toledo Ferreira
EE DO BAIRRO SANTO ONOFRE | MG | Carangola | Estadual





Dentro do projeto trabalhado na escola: "Ler , Sonhar e Transformar", utilizei o filme com o intuito de valorizar a leitura , despertar a curiosidade e censo crítico , proporcionar aos alunos o trabalho com diferentes tipos de textos de maneira prazerosa.

Em um primeiro momento, reuni os alunos em uma conversa informal sobre leitura. Questionei quem gosta de ler , quem não gosta , o porquê, etc. Após, houve a apresentação do curta e, ao termino deste, levei os alunos para a sombra de um pé de manga que existe na minha escola e novamente conversamos sobre leitura , mas abordei questionamentos em relação ao curta assistido. Após, nos direcionamos à secretaria, onde pesquisamos sobre Monteiro Lobato e o livro citado no filme. As crianças realizaram registros do pesquisado , houve tambem parte da leitura do livro disponível na internet e, finalizando, fomos à biblioteca da escola, onde as crianças escolheram livros para leitura individual e, após sua leitura, as crianaças fizeram considerações sobre os mesmos e houve troca de livros entre eles, ou seja, um colega indicava o livro lido ao colega.

Os alunos se identificaram com a personagem do filme, pois se trata de uma escola periférica, onde os pais não incentivam a leitura e torna o acesso a estes somente atraves da escola. Os alunos se envolveram bastante. Acredito tambem que se deu este envolvimento devido o filme ser de curta duração, pois já trabalhei com filmes maiores que eles apresentaram dificuldade de concentração durante a exibição, o que não aconteceu com esta. Após este trabalho, os alunos estão frequentando mais a biblioteca da escola, que fica à disposição deles na hora do intervalo. Alguns estão levando livros emprestados para ler em casa , sob o controle da bibliotecária da escola.