Relato de atividade em sala de aula

TODA BRINCADEIRA ACABA EM PIZZA

Visualizações |
Vote aqui
Oficina de Reciclagem
03/11/2024
Língua Portuguesa
Comunicação
Educação Infantil
10
Stéfani Laureano da Silva





O lúdico com intencionalidade na Educação Infantil transforma simples brincadeiras em vivências construtivas e transformadoras. Porém, quando essas práticas andam em consonância com a utilização adequada da cultura digital, é possível notar resultados mais rápidos em relação à aprendizagem do público alvo.

Assim, foi observado na plataforma Digital Curta Educação que existem vários vídeos, que transmitem por si só conhecimentos que despertam a curiosidade e norteiam os profissionais da Educação sobre à criação e produção de atividades e brincadeiras prazerosas.

Dessa forma, foi decidido que a turminha da 1ª Etapa - C vivenciaria aprendizagens dentro de uma sequência didática lúdica elaborada a partir de possíveis observações e explanações advindas do episódio "Oficina de Reciclagem" da série Planeta Palavra. Esse tema foi escolhido porque trata-se de um assunto muito expressivo nos dias atuais e o vídeo chama atenção justamente por promover a conscientização sobre a reciclagem a partir da transformação de itens descartáveis em brinquedos. Além disso, todos os vídeos da série Planeta Palavra transpõe em sua estrutura de representação a intencionalidade pedagógica através do contato da criança com o mundo letrado, já que os cenários, objetos e personagens são constituídos de seus próprios nomes.

Assim, todas as atividades que serão propostas, estarão estritamente vinculadas ao tema abordado no vídeo, de modo que tanto os personagens, quanto os ítens da história serão explanados durante e após vídeo, por meio de escrita em lousa, interações, investigações, reconhecimento de letras/palavras, relação entre palavras e desenhos, sequência de fatos acerca da história, construção de brinquedos com reciclagem e brincadeira com os brinquedos produzidos.

Portanto, o objetivo do uso do filme é promover aprendizagens ligadas ao tema que visem o desenvolvimento integral da criança no que diz respeito aos aspectos cognitivos, artisticos, social e motor; contribuir para a formação de futuros adultos leitores através do contato com o escrito e formar cidadãos conscientes quanto ao descarte e reutilização de materiais reciclados.imagem 1 img construção pizza pareamento


Introdução: explicação do título do vídeo "Oficina de Reciclagem"|Vídeo: O vídeo será pausado algumas vezes para observações acerca das letras e palavras. Os objetivos quanto ao uso do vídeo serão: estimulo a reutilização de material reciclado; concentração, memorização e percepção visual; promover contato direito e indireto com o mundo letrado|Conversa: Promoção da participação interativa, com conversa para a troca de entendimentos acerca das observações, perguntas sobre os personagens, suas letras e porque é importante reciclar; materiais utilizados e quais brinquedos foram produzidos./Lousa: Propiciar o contato com a escrita e a consciencia fonológica acerca das letras; trabalhar sequência de fatos da história realizar pareamento entre palavras e figuras relacionadas ao vídeo.Colocar no grupo de palavras uma palavrinha intrusa (PIZZA) que não será associada a nenhum ítem da imagem; as crianças serão insentivadas descobrir o significado da palavra a partir de semelhança com a palavra "PIPA"|Construção PIZZA: Para promover o desenvolvimento da coordenação motora fina, da criatividade, socialização, cooperação e da arte, será proposta a construção de "PIZZAS" de papelãode e do "FORNO" que servirão de brinquedos para a brincadeira de "Pizzaria". Assim, visto que no vídeo os cenários, personagens e materiais são as próprias palavras, as "pizzas" também terão em si o escrito "PIZZA". A turma será dividida em dois grupos, serão distribuídos os círculos de papelão que representarão as massas; as letras e outros materiais que servirão de "recheio" para o brinquedo. Cada um ficará livre para escrita e decoração|Construção FORNO: Para complementar, será feito um forno com caixa de papelão e outros materiais; as crianças usarão tinta e borracha como carimbo|Preparação Sala: Para promover um ambiente coeso a aula, a sala será preparada como se fosse uma "pizzaria", com os cantinhos do pizzaolo, do caixa e dos clientes, juntamente com as "PIZZAS", o "FORNO" e outros brinquedos; a lousa será ilustrada e escrita conforme o cenário Brincadeira (culminância): Para promover a aprendizagem através do lúdico, às crianças serão convidadas a brincar, imitando as profissões (pizzaiolos, garçom e caixa) e o funcionamento de uma pizzaria.


Todas as atividades previstas foram executadas com sucesso. O vídeo chamou atenção das crianças justamente por conter animais e cenários coloridos. A primeira letra notada foi o “M”, assim, foi explicado de maneira simples que "As palavras eram as próprias figuras". Então, as crianças rapidamente observaram as letras (J de jacaré, O de onça, B bode; C de caixa e casa, S de sacola, L de lata, P de papel, papelão e pipa, G de garrafa e gaita), mas visto que o “M” não era de “MACACO”, foi necessário auxilia-los na junção das letrinhas para resultar na palavra correta. Então, foi explicado que MICO é o nome dado a um tipo de macaco pequeno e que por isso estav presente no personagem. Após o vídeo, alguns relataram como funciona o descarte de lixo em casa e comentaram sobre outras palavras iniciadas com as mesmas letras dos personagens. Na lousa, houve alguns momentos de distração, mas logo o foco foi reestabelecido e as crianças participaram ativamente das propostas. Durante a finalização do pareamento de palavras às figuras, foi percebido a sobra da palavra intrusa (PIZZA) e iniciou-se um suspense quanto ao que estava escrito; foi identificado por uma criança a repetição da letra “Z” e a partir disso a sala foi questionada sobre qual som seria produzido caso a letra fosse única na palavra. Então, fizemos a reprodução do som do Z e também do A, e então as próprias crianças juntaram os sons e responderam ZA! Mesmo assim, não descobriram a palavra! Então foi escrito novamente a palavra PIZZA próximo a palavra PIPA; foi realizada a junção das partes e finalmente descobriram a palavra PIZZA ("PITSA"). Porém, tentaram entender porque quando pronunciavam aparecia o som do T e do S se no escrito essas letras não se faziam presentes. Então foi explicado que pizza não é uma palavra do Brasil e por isso seu som é diferente. Durante a construção das Pizzas e do Forno, as crianças também participaram ativamente (uma criança perguntou se existe pizza de Chuchu). A construção do forno também fluiu conforme o esperado. Enquanto a turma foi ao parque acompanhada da monitora a sala foi preparada. Ao retornarem, amaram o cenário  e imediatamente começaram a brincar. Houve intervenção para que todos pudessem assar as pizzas. Portanto, conclui-se que as metas estabelecidas no planejamento foram alcançadas.

Materiais Utilizados: papelão, papel, tinta, cola e giz.