Plano de Aula

A ARTE COMO FATO HISTÓRICO CONTEXTUALIZADO NAS DIVERSAS CULTURAS

Maré Capoeira | Ficção | De Paola Barreto Leblanc | 2005 | 14 min | RJ
10/04/2008
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais, Formação de Educadores, Ensino Técnico, Educação de Jovens e Adultos, Formaçao ProJovem MDS
História, Educação Física, Língua Portuguesa
José Manuel Moran
Acesse a ficha do filme



A capoeira
É um jogo, é um brinquedo,
É se respeitar o medo,
É dosar bem a coragem
É uma luta,
É manha de mandingueiro,
É o vento no veleiro,
Um lamento na senzala
É um berimbau bem tocado,
É um corpo arrepiado,
Um sorriso de menininho

A sociedade brasileira é formada por diversas etnias, um verdadeiro mosaico cultural. Um dos grandes desafios da Educação é formar cidadãos que entendam e valorizem essa diversidade cultural.
É histórica a capacidade do ser humano de querer exercer sua soberania em relação às outras etnias. Guerras foram e são travadas, minimizando nossa civilidade.
Para entender o legado de nossa complexidade cultural é preciso conhecer a contribuição de cada povo. É necessário resgatar o sentimento de inclusão em oposição à exclusão.
De acordo com o PCN sobre Pluralidade Cultural:
"Pluralidade Cultural quer dizer a afirmação da diversidade como traço fundamental na construção de uma identidade nacional que se põe e repõe permanentemente, e o fato de que a humanidade de todos se manifesta em formas concretas e diversas de ser humano."
O site
www.portacurtas.com.br tem vários curtas que vêm ao encontro dessa necessidade da escola, como é o caso do filme Maré Capoeira, que traz o relato de um menino e sua paixão pela capoeira.
A capoeira é uma dessas heranças culturais de nossos ancestrais africanos.
A capoeira é uma dança, uma luta, um jogo ao ritmo da música proveniente de berimbaus, reco-recos, atabaques com sons de cânticos e palmas dos participantes . Cada um cumprimenta seu adversário e entra na roda, com gingado e movimentos precisos. É um conjunto harmônico no qual quem está fora ou dentro da roda, participa.
Essa manifestação cultural tem em sua história muita perseguição. Lutou-se muito para que os preconceitos caíssem por terra. Havia uma relação sócio-econômica cultural com essa perseguição? Qual seria o status-quo da capoeira se ela fosse criação dos brancos? São questões para serem pesquisadas, analisadas, debatidas pelos alunos.
Quem são os ídolos de Maré Capoeira? O que Mestre Bimba e Pastinha fizeram pela história da Capoeira?
O filme é um convite a um mergulho na história cultural de nosso país, a um encontro com a pluralidade, contribuindo para construir o respeito à singularidade de cada povo, de cada cidadão.


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- Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como as demais do patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos

- Estudar a capoeira como manifestação artística e que tem uma história que compõe a identidade cultural de nosso povo.

1. Fazer uma roda de conversa sobre o tema Capoeira, levantar o conhecimento prévio dos alunos

2. Propor que conheçam a história do Maré Capoeira através do filme

3. Conversar sobre a importância da diversidade cultural e das diversas manifestações culturais, e o quanto às pessoas precisam ter acesso a essa informação.

4. Propor que façam um material multimídia sobre a Capoeira para ser entregue a Biblioteca do Bairro.

5. Dividir a classe em grupos para efetivar as tarefas do CD-Rom " "Capoeira- Contos e Cantos"


Grupo 1- Pesquisará a origem da Capoeira e fará um texto.

Grupo 2- Pesquisará os grandes mestres da Capoeira e suas histórias

Grupo 3- Pesquisará as músicas de rodas de Capoeira

Grupo 4- Entrevistará um mestre de Capoeira

Grupo 5- Fará um filme sobre a Capoeira


6. Conversar com o grupo a importância de se fazer um material que irá compor o acervo de uma biblioteca. A fidedignidade das informações, citações de autoria, um texto conciso e coerente e ainda a fluência e ortografia do texto.

7. Cada grupo deverá pesquisar seu tema e socializar com os grupos a sua produção


Dica: O texto sobre a capoeira pode ser em forma de conto.

A biografia dos mestres pode conter fotos e curiosidades.

As músicas podem ser ensaiadas e gravadas por toda a turma. (Pode ser gravada em um aparelho de MP3 ou no próprio computador).

Deve-se trabalhar o portador textual entrevista, para que os alunos compreendam a complexidade da ação.

O filme sobre Capoeira pode ser feito no MovieMaker, após a realização das outras tarefas, sendo um elemento que compreenderá as pesquisas dos outros grupos.



8. Analisar algumas capas de CD-Rom e verificar o layout, informações necessárias, etc.

9. Cada aluno pode fazer uma sugestão de capa para o CD-Rom

10. Eleger através de votação a capa do CD-Rom "Capoeira- Contos e Cantos" mais bonita.


Dica: Incentive a criatividade dos alunos, eles podem usar colagens, montagens, desenhos, etc



11. Scannear a capa e reproduzi-la.

12. Planejar a visita de entrega do CD-Rom "Capoeira- Contos e Cantos"


Dica: fotografe esse evento , pois ele faz parte do processo



13. Avaliar com os alunos como foi participar deste projeto, o que aprenderam e ensinaram.



Saiba mais em:



Links de ONGS que valorizam a cultura afro http://www.portalafro.com.br/entidades/entidades.htm


Site que discute a origem da capoeira

http://www.capoeiradobrasil.com.br/

http://capoeira_regional.vilabol.uol.com.br/

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