Plano de Aula

CULTURA, TRADIÇÃO E ORGULHO DE PAI PARA FILHO

Maré Capoeira | Ficção | De Paola Barreto Leblanc | 2005 | 14 min | RJ
24/07/2010
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais, Formação de Educadores, Ensino Técnico, Educação de Jovens e Adultos, Formaçao ProJovem MDS
História, Educação Física, Língua Portuguesa
João Luíz de Almeida Machado
Acesse a ficha do filme



Maré Capoeira e Tatuí formam uma dupla memorável. Menino e menina ainda com seus 10 ou 11 anos de idade, são herdeiros de tradições milenares passadas de pai para filhos desde a chegada dos africanos ao Brasil, séculos atrás, ainda na condição de escravos. De seus vários legados que até hoje povoam o imaginário e o cotidiano do Brasil, na gastronomia, música, religiosidade, trabalho, língua ou mesmo na etnia deste povo brasileiro, é na dança, e mais especificamente na Capoeira, que para muitos reside a alegria, a paz e uma boa parte de suas raízes.


Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!

Criar Teste


Somos herdeiros de inúmeros saberes guardados e a nós trazidos por nossos pais. As etnias que povoam o Brasil, de seus primitivos e originais habitantes (os índios), passando pelos colonizadores portugueses e chegando aos negros africanos, sendo ainda enriquecida anos adiante pelos imigrantes que aqui se estabeleceram, constituíram riqueza ímpar, única, a se fundir e revelar o povo brasileiro. Conhecê-las é objetivo primordial da educação. Comece pela Capoeira, de raízes negras, a traduzir a brasilidade com seus alunos.

Procure realizar trabalho multidisciplinar tendo por base o tema Cultura Brasileira. Enfoque as etnias que constituíram o nosso país e como cada uma delas, passada de geração para geração, de pais para filhos, ainda hoje está presente em nossas vidas. Para trabalhar a africanidade e, de modo específico a Capoeira, é preciso emparceiramento entre história, geografia, sociologia, português, artes e educação física. Reúna os professores destas disciplinas e discutam a articulação de um projeto no qual, além do filme, sejam feitas demonstrações, estudada as origens, verificados o vocabulário e as bases afro-brasileiras desta dança...

Ser brasileiro significa ter debaixo de sua pele, dentro de seu coração e na cabeça ascendência indígena, africana e européia. Sempre com orgulho de toda a nossa ancestralidade, daquilo que recebemos de nossos pais, avós, bisavós. Nossa cultura é rica desde o nascedouro e muitas vezes não nos damos conta disso ou pouco valorizamos esta herança. Desdenhamos o que temos, fizemos e realizamos ao longo de nossa história em detrimento dos feitos de outros povos. Vamos levantar a cabeça e olhar com satisfação para nós mesmos e para nosso país!

Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (38)